Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Simes e Erikson na ltima partida

lvaro Alexandre - 23 de Julho, 2014

O MI Erikson Soares tem mais duas partidas e est na ltima posio sem pontuar.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Candidato a Mestre (CM) João Simões e Mestre Internacional (MI) Erikson Soares defrontam-se hoje, às 17h30, nas instalações da Federação Angolana de Xadrez, pela terceira e última vez no match de desempate do campeonato nacional individual absoluto. A finalíssima é disputada também pelo Mestre Fide Catarino Domingos, que repousa por força de calendário.

À entrada da jornada, o CM João Simões apresenta-se com vantagem sobre MI Erikson Soares. Nas duas partidas anteriores do match de desempate, CM João Simões obteve duas vitórias com peças pretas. A fragilidade do MI Erikson Soares nos primeiros lances do jogo tem permitido a CM João Simões sair da zona defensiva com facilidade e assumir o contra-ataque.

A estratégia de João Soares não encontra resposta "pesada" do MI Erikson Soares, rotulando o segundo de "mero animador". Três outros motivos favoráveis à vitória do CM João Simões no jogo de hoje são a liderança da finalíssima com três pontos, joga de peças brancas e o MI Erikson Soares faz a sua última partida com o líder sem oportunidade de chegar ao título.

O campeonato está aberto a CM João Simões e MF Catarino Domingos.  O primeiro  tem três pontos e mais duas partidas que o podem catapultar para cinco pontos e o segundo tem dois pontos mais um jogo, que lhe permitem chegar a três pontos. O MI Erikson Soares tem mais duas partidas e está na última posição sem pontuar.
ÁLVARO ALEXANDRE