Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Singapuriano apresenta hoje candidatura à presidência do COI

16 de Maio, 2013

Ser Miang Ng tem marcada reunião com o actual presidente, Jacques Rogge, que termina o segundo mandato consecutivo em Setembro

Fotografia: AFP

O singapuriano Ser Miang Ng, um dos vice-presidentes do Comité Olímpico Internacional (COI), apresenta a sua candidatura à presidência da organização, hoje em Paris, segundo revelou ontem uma fonte no movimento Olímpico.

Membro do COI desde 1998, Ser Miang Ng já tem marcada uma reunião com o actual presidente, Jacques Rogge, que termina o seu segundo mandato consecutivo em Setembro deste ano. “Haverá um comunicado oficial em breve sobre o assunto”, afirmou à agência de notícias francesa AFP Edmund Lim, secretário-geral do Comité Olímpico da Singapura.

Ser Miang Ng, de 64 anos, deverá desta forma juntar-se ao presidente do comité olímpico alemão e também vice-presidente do COI, Thomas Bach, que anunciou a sua candidatura à presidência na semana passada.

Por altura da apresentação da sua candidatura Bach disse que a sua experiência no movimento olímpico o converte em alguém "bem preparado" para um dos mais poderosos cargos do movimento olímpico. O advogado alemão, de 59 anos, campeão olímpico na esgrima em 1976, disse que avisou Rogge e seus colegas do COI sobre as suas intenções de ser candidato.

Ng tem 64 anos, é empresário e membro do COI desde 1998. Torna-se no primeiro asiático a disputar a presidência do Comité Olímpico Internacional.
Ser Miang Ng é também embaixador de Singapura na Hungria e ex-membro do Parlamento. O perfil desportivo internacional de Ng melhorou consideravelmente depois de ter promovido os primeiros Jogos Olímpicos da Juventude, em Singapura, em 2010, ideia lançada pelo actual presidente do COI, Jacques Rogge.

Rogge cumpriu dois mandatos à frente do COI e não pode mais candidatar-se. Há mais candidaturas esperadas antes de 10 de Junho, prazo final de inscrição, incluindo o presidente da Comissão de Finanças do COI, o porto-riquenho Richard Carrión. C.K. Wu, de Taiwan, Denis Oswald e René Fasel, da Suíça, e o ex-campeão de salto à vara Sergei Bubka, da Ucrânia, também são nomes citados.  A eleição terá lugar na 125.ª assembleia do COI, que decorre em Buenos Aires no dia 10 de Setembro.