Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sistema de justia desportiva na forja

Silva Cacuti - 22 de Novembro, 2014

Aces programticas do Minjud foram anunciadas durante o primeiro dia do Conselho Consultivo que ontem encerrou em Luanda

Fotografia: Jos Cola

O Ministério da Juventude e Desporto perspectiva para o próximo ano a implementação do sistema de justiça desportiva, anunciou o titular da pasta ministerial Gonçalves Muandumba no acto de abertura do VIII Conselho Consultivo do seu pelouro realizado de 20 a 21 do corrente, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

A implementação como realçou, insere-se no quadro da Lei Nacional do Desporto, aprovada este ano e “é um desafio que consta da agenda do Minjud para o próximo ano”.

Entre as acções a desenvolver em 2015 o  ministro realçou a participação nos campeonatos africanos de basquetebol seniores masculino e feminino, que de acordo com  o governante “vão exigir de nós o máximo empenho – a defesa dos títulos é uma prioridade”.

Há ainda à realização, no Lobito, do 24º Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva, o Torneio pré-olímpico de andebol feminino, de qualificação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a participação em Setembro, nos Jogos Africanos de Brazzaville.

Como perspectiva Muandumba apontou também aspectos como o respeito dos calendários, a introdução efectiva dos contratos-programas para a execução dos objectivos desportivos e a organização das Federações com um melhor sistema organizativo e administrativo.

 O presente ano, segundo o governante, teve realizações desportivas importantes como a aprovação da nova Lei Nacional do Desporto, do novo Regime Jurídico das Associações Desportivas, a apreciação da Estratégia de Desenvolvimento do Desporto, a inauguração da Galeria dos Desportos, a organização dos IX Jogos Desportivos da CPLP, a reunião da Conferência dos Ministros responsáveis pela Juventude e pelo Desporto.

 O país vai ainda acolher este ano o campeonato africano júnior de xadrez, na Lunda-Sul, de 1 a 10 de Dezembro e vai participar também nos VI Jogos da SADC no Zimbabwe, de 4 a 15 também do próximo mês.

FUTEBOL
O quadro actual do nosso futebol, marcado pelo recente fracasso dos Palancas Negras no acesso à fase final do CAN-2015, a disputar-se na Guiné Equatorial, mereceu um “aparte” na abordagem de  Gonçalves Muandumba.

“Gostaria de referir a necessidade de realizarmos a primeira Conferência Nacional de Futebol cujo objectivo é reflectir, debater o actual estado do futebol nacional e perspectivar o futuro”.