Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Skate e inline tm participao livre

Silva Cacuti - 06 de Outubro, 2014

skate e inline tm participao livre

Fotografia: Jos Soares

A primeira edição dos campeonatos nacionais de skateboard e de patins em linha que se disputam de 9 a 12 do corrente, em Luanda, inseridos na II edição do Speed sem limites, vai ter participação de todos os interessados, anunciou João Santos, da Refriango, empresa promotora do evento em parceria com a Federação Angolana de Patinagem.

De acordo com  o responsável já decorrem as inscrições nos principais locais de prática destas modalidades espalhados por Luanda. João Santos garantiu que o corpo de jurados vai ser constituído por Francisco Lopes e Ricardo Lino, especialistas em skate board e inline a quem a organização pensa juntar outro especialista indicado pela Federação. As questões técnicas do torneio vão ser também asseguradas por aqueles especialistas. Até 7 do corrente cumpre-se a fase de selecção dos concorrentes. De 9 a 10 acontecem as preliminares, ao passo que nos dias 11 e 12 disputam-se as meias-finais e finais.

A prova é aberta a atletas nacionais e estrangeiros. Os vencedores em cada categoria vão ser brindados com troféus.   Esta é a primeira vez que se organiza em Angola campeonatos nacionais de outras especialidades da patinagem. Carlos Alberto Jaime, presidente da Federação disse que a realização do campeonato nacional é um dos efeitos do mundial que o país acolheu em 2013.
Disse que os participantes nestas provas vão ser catalogados e posteriormente, aqueles que tiverem performances aceitáveis, podem ser credenciados para representar o país em competições internacionais.

O skate é um desporto que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de trucks. Com o skate executam-se manobras, a altos graus de dificuldades.
O inline (patins em linhas) é dentre as modalidade de patinação a mais desenvolvida. Constitui basicamente no facto de utilizar os patins para a execução de manobras de todos os tipos e em todos os locais sem limites definidos. A modalidade requer uns patins especificos, geralmente mais resistente e com encaixes próprios para a executar as manobras.


FESTA
Desportos radicais
voltam a baía de Luanda


A Baía de Luanda vai fervilhar com a realização da II edição do Speed sem limites, evento que comporta as modalidades radicais de skate, inline, Btt, slides e trial. Nele vão exibir-se os principais nomes de referência internacional.
Relativamente  à primeira edição, a novidade do Speed sem limites é a instalação de um circuito de exibição de motas(trial) com três riders convidados.

Participantes do Brasil, EUA, Suécia, Portugal, Coreia do Sul, República Checa, Japão, Espanha e Reino Unido vão compartilhar suas experiências e exibir-se conjuntamente com os praticantes angolanos.
Sandro Dias, hexacampeão de vert, Takeshi Yasutoko, Fabíola da Silva, são alguns nomes sonantes destas modalidades radicais que estão em Luanda para animar o Speed sem limites.

Entretanto, a par da disputa do Speed sem limites os amantes do inline e de skate vão participar num workshop para aprendizagem da construção de obstáculos e rampas.
A acção formativa vai estar a cargo dos  especialistas portugueses Ricardo Lino e Francisco Lopes, parceiros da organização.                 S.C.