Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Soares vence torneio do INEA

Simo Kibondo. - 19 de Novembro, 2018

Erickon Soares que era igualmente , o nmero um posicionado no ranking do torneio

Fotografia: Jornal dos Desportos

O mestre Internacional, Erickson Soares venceu sábado, a primeira edição do torneio de Mestres do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), que pela primeira vez foi realizado na sede da empresa patrocinadora , à margem de  outro reservado a trabalhadores,  para assinalar os 28 anos da empresa.
Erickon Soares  que era igualmente , o número um posicionado no ranking do torneio com ( 2777) pontos na classificação ELO da Federação Internacional de Xadrez(FIDE), acabou por confirmar o favoritismo, ao ocupar a primeira posição, com 3,5 pontos e meio.
O Candidato a Mestres(CM), João Simões(2221 ELO), ficou na 2ª posição, com 3 pontos, os mesmos que o Mestre FIDE(MF) Manuel Alberto (2179) na 3ª posição, tendo beneficiado de melhor coeficiente no sistema desempate. Apenas os três lugares cimeiros deram acesso aos prémios monetários na ordem dos Akz 150.000, 100.000 e 50.000 mil, respectivamente.
Nos postos imediatos, posicionaram-se, os Mestres Internacionais, Catarino Domingos(2185) e Luciano Oliveira (2235), ambos com 2 pontos, seguidos do Candidato a Mestres e campeão Nacional absoluto de 2018, Sérgio Miguel(2279) com 1 ponto e meio(1,5).
Eis os resultados das três ultimas rodadas:3ª Simões vs Erickson (1-0), Domingos vs Luciano( 0-1), Manuel- Sérgio(1-0); 4ª. Erickson - Sérgio(1-0), Luciano vs Manuel(0-1), Simões vs Domingos (0,5); 5ª.  Domingos vs Erickson(0,5), Manuel vs Simões (0-1) e Sérgio vs Luciano(0,5). Estes foram os resultados que ditaram a classificação geral.

BONITO VENCE
PROVA INTERNA

Na série do torneio dos trabalhadores, marcada por muitas faltas de comparências(f/c) que obrigou a arbitragem a alguns arranjos técnicos, permitido por se tratar mas de uma prova amadora, onde o convívio corporativo, é o objectivo principal,  foi vencida incontestavelmente pelo engenheiro Fernando Bonito com 6,5 pontos, seguido de Cláudio Contreiras e Fernando Ribeiro, ambos com 4 pontos.

ESCOLA JF
ESTÁ DE LUTO

A Escola de Mestres de Xadrez João Francisco (EMXJF) e demais membros da instituição, perderam um dos seus mais \"talentosos\" xadrezista com o falecimento, ocorrido na noite de Sexta-Feira, vitima de atropelamento, de Domingos Francisco Fernandes , que em vida fez parte da equipa, não só como exímio praticante da modalidade, mas também como \"sócio fundador\".
As exéquias decorrem na casa familiar no Golfe 1, arredores do busto do Kilamba. O funeral será realizado oportunamente. À família enlutada e a EMXJF, as Edições Novembro E.P, endereça, as mais sentidas condolências.