Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sonangol sem dinheiro para Grande Prmio

Pedro Futa - 24 de Fevereiro, 2020

Fotografia: Kindala Manuel | Edies Novembro

A décima segunda  edição do Grande Prémio Sonangol em atletismo, prova que se disputa habitualmente no mês de Fevereiro, para assinalar o 44º aniversário da empresa petrolífera angolana, no dia 25 do corrente, está cancelada por falta de verbas.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o presidente da Federação Angolana de Atletismo, Bernardo João, lamentou o facto.
"Reunimos com a direcção da Sonangol  e foi peremptória em afirmar que não havia dinheiro para a realização da prova. Tenho de lamentar, porque o evento não depende da Federação", lamentou.
A nossa reportagem procurou contactar o responsável da comissão organizadora, Domingos Castro, mas sem sucesso.
No ano passado, a  competição movimentou mais de dois mil atletas e foram realizadas duas provas de fundo, das quais uma de 15 quilómetros (vertente competitiva) para atletas federados e populares.O percurso compreende a largada defronte ao edifício sede da Sonangol (à Mutamba) com passagens pelo Monumento Herói Desconhecido, Marginal, Porto de Luanda, regresso na mesma via, Avenida Mohamed Murtala (Ilha de Cabo), rotunda da floresta da ilha do Cabo, regresso pela mesma via e término no local da partida.
A prova de cinco quilómetros, também conhecida por Corrida da Família, tem início defronte à sede da empresa petrolífera, segue para Monumento Herói Desconhecido, Marginal, Porto de Luanda, regresso na mesma via, Largo do Baleizão e término no local de partida.O atleta Petro de Luanda do
Venâncio Tchingombe, do Petro de Luanda, conquistou o troféu da edição passada com o tempo de 48min17s. Ernestina Paulino, do Interclube, ficou com o troféu feminino ao estabelecer a marca de 57min22s.
O Grande Prémio Sonangol é uma prova que tem a parceria da empresa petrolífera e a Federação Angolana de Atletismo.