Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sorteados hoje Jogos da CPLP

26 de Junho, 2014

Os Jogos vão envolver apenas competidores dos países membros, à excepção da Guiné- Bissau que foi suspensa.

Fotografia: AFP

A organização dos IX Jogos da CPLP, agendados para 23 de Julho a 3 de Agosto, efectua hoje o sorteio dos torneios das modalidades colectivas, a partir das 18 horas, no anfiteatro da Galeria dos Desportos, situada na Cidadela Desportiva, em Luanda. Para hoje estão reservados os sorteios dos torneios de futebol, andebol, basquetebol e voleibol de praia, inseridos no programa da competição.

A cerimónia vai contar com a presença dos chefes de missão dos jogos que já se encontram em Luanda, onde ainda hoje visitam as instalações desportivas que vão acolher o evento. Pela primeira vez, os Jogos vão contar com torneios de natação em águas abertas, judo e  ténis, incluídos no programa sob proposta de Angola. Os Jogos vão envolver apenas competidores dos países membros, à excepção da Guiné- Bissau que foi suspensa.

Os atletas que vão competir nas modalidades de atletismo, futebol, voleibol de praia, ténis de mesa, natação, judo, basquetebol e andebol devem ter até 16 anos de idade ao passo que os atletas que vão participar na prova paralímpica de atletismo podem ter até 20 anos de idade. 

Chefes de missão
visitam instalações

Os chefes de missão dos IX Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realizam de 23 de Julho a 3 de Agosto, visitam hoje a partir das 9 horas, em Luanda, as instalações envolvidas no evento. A visita dos chefes de missão dos países membros da CPLP vai ter início no pavilhão multiusos de Luanda, onde devem constatar a prontidão do recinto para acolher as provas de andebol, basquetebol e ténis de mesa.

Com capacidade para  cerca de 12 mil lugares, o Pavilhão Multiusos de Luanda é a grande novidade nos recintos desportivos escolhidos para o evento, uma vez que desde a sua construção, em 2013, por ocasião do mundial de hóquei em patins, não acolheu um outro evento internacional. Para além do pavilhão multiusos, consta da agenda da visita dos chefes de missão outros recintos desportivos, como o complexo da Cidadela, o

Estádio dos Coqueiros, o Clube de ténis de Luanda e o Estádio 11 de Novembro, sem esquecer o complexo turístico futungo II, onde vão ficar hospedadas as delegações desportivas. Conforme apurou o Jornal dos Desportos, esta é a última visita de inspecção dos chefes de missão sobre as condições que o país criou para os Jogos da CPLP.