Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Soweto exige respeito às normas

Helder Jeremias - 09 de Maio, 2016

Soweto, exige, respeito , normas

Fotografia: Mota Ambrósio

O presidente da Associação Provincial de Motocross de Luanda, Carlos Soweto, aconselhou os pilotos do escalão de formação (150cc) ao rigor e cumprimento dos regulamentos da competição para fortalecerem o espírito e o sentimento de profissionalismo, porquanto a alta competição consente atitudes de boa convivência, em que se promove o respeito pela instituição.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Carlos Soweto assegurou que os pilotos devem obediência ao Estatuto da Associação. Realçou que os participantes das provas sob a égide da instituição devem marcar presença regular nos encontros de trabalho, acompanhar as actividades, pagar as quotas com regularidades, entre outros deveres imprescindíveis.

O conselho de Carlos Soweto resulta da fraca presença de pilotos (apenas seis) na terceira jornada do campeonato provincial de Luanda, realizado no circuito Jorge Varela, no último sábado, e vencida por Humba Carlos com 40 pontos. Edivaldo Silva (34) e Orlando Ribeiro (30) subiram também ao pódio. A categoria de 150cc é a que mais pilotos regista entre as três disponíveis.

"Temos de começar a exigir mais responsabilidade aos nossos jovens, caso queiramos ter talentos de que nos possamos orgulhar", disse.
Outro elemento que inquietou o presidente da Associação de Motocross de Luanda é o cumprimento das normas da prova. Carlos Soweto afirmou que alguns pilotos apareceram momentos antes do início da prova com intuito de fazer parte do certame, mas esqueceram-se de que é imprescindível fazer a inspecção médica e cumprir com outros requisitos básicos, sem os quais ninguém está habilitado a uma competição, como o motocross.
"É necessário entender que uma carreira desportiva não se faz com o empirismo. As pessoas ficam desinformadas, quando não acompanham de perto as actividades em que estão vinculados. Temos de reconhecer a presença de alguns jovens exemplares, mas reprovamos comportamentos que contrariam os regulamentos da nossa associação", concluiu.
                               
150CC
Edson Miranda
reforça liderança


O piloto do Team Orbel, Edson Miranda, continua de pedra em cal na categoria dos 450cc (moto 4) do campeonato provincial de Luanda de motocross.Roquinho, como é conhecido, obteve a terceira vitória consecutiva na competição, no último sábado, e reforçou a posição na tabela de classificação. Com 40 pontos, superou a concorrência de pilotos individuais Hélio Martins (34) e Bruno Ferreira (30).

Bruno Ferreira voltou a ter um dia sem brilho. O piloto do bairro Maculusso fez uma prova com a determinação de mudar o quadro da jornada anterior, mas foi traído pela pujança da sua moto e contentou-se com o segundo lugar. À semelhança da prova anterior, a alegria voltou a manifestar-se na equipa de Roquinho.

No final da prova, Edson Miranda partilhou a consagração com a filha e a esposa, a quem dedicou a vitória. Roquinho agradeceu "o trabalho excelente" dos membros da equipa, em particular do proprietário Orlando Almeida. Para si "trata-se de uma pessoa comprometida com a causa desportiva".A presença de três pilotos no pódio deixou encantado o proprietário do Team Orbel. Orlando Almeida exteriorizou a alegria: "atesta bem que fizemos uma aposta acertada". Para manter a senda de vitórias, o dirigente promete "trabalho rigoroso"."O Edson Miranda só precisa continuar a trabalhar com a mesma intensidade, o mesmo que sucede com o Zé Cazenga, na categoria de 250cc. Ricardo Jorge provou a sua qualidade e, agora, vai dar a volta por cima", disse.