Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sport Lubango e Benfica celebra 87 anos de existncia

28 de Fevereiro, 2019

Jacks da Conceio pretende que o clube seja uma referncia nacional

Fotografia: DR

Fundado a 27 de Fevereiro de 1932, o Clube do Sport Lubango e Benfica tem dado passos consistentes e firmes com responsáveis desportivos, para não tropeçar. 
O presidente de direcção do Sport Lubango e Benfica, Jacks da Conceição, reconheceu os avanços, numa visão do que era antes e o que a agremiação encarnada das terras altas da Chela efectuou, até aos dias de hoje. 
Jacks da Conceição destacou, que a comemoração dos 87 anos de existência do Sport Lubango e Benfica, leva-lhe a reflectir de forma profunda o que era antes da tomada de posse do actual elenco que dirige, que vai a caminho do terceiro ano de mandato. O quadriénio de Jacks da Conceição decorre de 2016 à 2020.
 “É bem verdade, que os momentos também não são muitos, para darmos passos largos. Mas acredito, que podemos olhar sem medo de errar e dizer, que estamos a dar passos consistentes, firmes, como responsáveis desportivos, para que não tropeçar. Para melhor nos focarmos, seria mais coerente falar de onde nós estamos\".
 Jacks da Conceição acrescentou, que hoje já se pode começar a perspectivar um clube em via de crescimento. Por isso, precisa de capacidade desportiva e financeira, para trilhar bons caminhos em todas competições.
 Esclareceu, que quando se fala de crescimento, é um processo e etapa que deve ser sustentado com todos  os suportes possíveis, para que se torne numa “pessoa cada vez mais adulta, do ponto de vista competitivo, de estrutura de clube e não só, de idade”.
 “Quando avaliamos um ser humano, às vezes, não é pela sua idade que lhe é dado todo o valor, mas pelos seus feitos, atitudes e pelo seu comportamento. Por isso, preferimos fazer uma abordagem do Sport Lubango e Benfica nessa perspectiva, ainda colocar-lhe na fase de desenvolvimento e crescimento. Digo isso, porque o comportamento e suas atitudes ,neste preciso momento, ditam ser uma criança que precisa de ser cuidada, sob o ponto de vista desportivo e financeiro, para que daqui em diante possa tornar-se no futuro um clube de grande presença, em todas provas onde se fizer presente”, asseverou.

Clube movimenta
dez modalidades

A completar daqui a dois meses, três anos de mandato, Jacks da Conceição lembrou que quando o actual elenco assumiu os destinos da direcção do clube, o Sport Lubango e Benfica contava com aproximadamente 40 atletas, nas modalidades de taekwondó, futebol, basquetebol e atletismo, em ambos os sexos.
 Actualmente, das quatro modalidades que a agremiação movimentava anteriormente (futebol, basquetebol, atletismo e taekwondó), conta com 10 modalidades num universo de 764 praticantes. Desta cifra, 283 praticam futebol, nos escalões de iniciados, sub-15, sub-14, sub-20 e em seniores. No basquetebol, possui 44 nas categorias de cadete feminino e em sub-16, no atletismo controla 62 atletas, nas camadas de iniciados, juniores e seniores em ambos sexos.  O futebol de salão (futsal) tem inscrito 50 jogadores, nos escalões de iniciados e séniores, em masculino. A modalidade de voleibol possui 91 voleibolistas, nas camadas de iniciados, juniores, seniores, em ambos sexos.  O ténis de mesa tem seis atletas,em iniciados masculino e feminino. Na ginástica,  tem seis, nas categorias de iniciados, juniores e seniores, em ambos os sexos. No taekwondó,  tem 77 praticantes, nas classes de iniciados, juniores e seniores em masculino e feminino. Quanto ao Karaté Shotokan Dó conta com 57 atletas, em iniciados, juniores e seniores, em ambos sexos. A modalidade de xadrez movimenta 33 xadrezistas, nos escalões de iniciados e juniores, em masculino e feminino.  A capoeira tem 55 praticantes, em iniciados, juvenis, juniores e seniores, em ambos os sexos.