Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sporting Clube do Bié apura atletas

23 de Maio, 2017

Bienos foram escolhidos para representar a província no Nacional de Ginástica

Fotografia: José Cola | Edições Novembro

Na categoria de seniores, masculino, na disciplina de ginástica tumbling venceu o atleta Cornelho Danchali, de 17 anos de idade, com 12 pontos. Em juniores, sagrou-se campeão, o atleta internacional Ronaldo Hugo que arrebatou 14 pontos.

Em juvenis, venceu o atleta Aurélio Chicomba, de 12 anos de idade, com 9,1 ponto e em iniciados, Alfredo Lázaro de 11 anos de idade, com 8,3 pontos. Em feminino, sagrou-se campeã na disciplina de ginástica rítmica, a atleta Leontina Daniel de 17 anos de idade, com 20,3 pontos, em juniores venceu a atleta Maria Tibério, de 15 anos de idade com 13,7 pontos.

Para os juvenis venceu Dianerce Daniel, de 13 anos com 14,6 pontos, e em iniciados venceu Iriclene Salesso, de 11 anos de idade, com 16,2 pontos.
Ainda em feminino na disciplina de ginástica tumbling, na categoria única juvenil, venceu Samba Mayula de 13 anos de idade, com 12 pontos, , sénior sagrou-se campeã, na categoria única, a atleta internacional Blandina Rodrigues, de 17 anos de idade.

O secretário-geral do clube Adolfo Ukuassapi Neto, felicitou todos os atletas pela dedicação e participação no campeonato, salientou que agremiação vai reforçar a massificação desportiva, mormente a ginástica na província.

Participaram do evento 44 atletas, em que 41 alcançaram a classificação para o campeonato zonal centro sul.

Entretanto, a província que vai acolher o campeonato zonal centro sul de ginástica, até à presente data ainda não foi definida, porque a província do Huambo não realizou o seu campeonato provincial.


Taça Unitel  Federação
realiza conferência de imprensa


A Federação Angola de Ginástica realiza na quinta-feira, a partir das 10h00, na sede do órgão reitor da modalidade, uma conferência de imprensa, com objectivo de prestar alguns esclarecimentos inerentes à organização do Campeonato Internacional de Elite \"Taça Unitel\", a decorrer  na primeira quinzena de Junho, na província do Huambo. Inicialmente, previsto para os dias 25 e 28 deste mês, no planalto central, o certame foi adiado por questões de acerto de calendário.

 Agostinho Sungo, director técnico da FAG, disse que por tratar-se de um campeonato de carácter internacional, o elenco de direcção da Federação pretende trabalhar nos aspectos da organização, com antecedência.

\" Vamos convocar uma conferência de imprensa, para pôr as pessoas a par da situação, e esclarecer os motivos do adiamento do evento\", frisou.O Campeonato de Elite passa a ter  periodicidade trimestral, a segunda fase está prevista para o mês de Agosto, e a última em Novembro do ano em curso, em local a anunciar.

Estão convocados para esta fase, somente ginastas nacionais do escalão juniores, nas disciplinas de trampolim, rítmica e artística. Com objectivo de prepará-los para a fase seguinte, que vai ter  participação internacional.

Segundo o método de selecção dos atletas, por tratar-se de um campeonato de grande relevância, serão seleccionados ginastas que possuem algumas medalhas , ou os que se destacaram nos campeonatos nacionais, nas disciplinas a ser disputadas.

 A finalidade deste campeonato,  prende-se com a necessidade de proporcionar aos atletas a oportunidade de interagir, e trocar experiências competitivas com outras nações.Com os resultados adquiridos, em eventos do género, prevê -se a realização do Campeonato do Mundo, por idades, nos próximos tempos.

Em Agosto, a Taça Unitel vai contar com a participação de ginastas internacionais de Portugal, África do Sul, Namíbia e Brasil.
Rosa Panzo