Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sporting do Lubango augura estreia auspiciosa

Gaud?ncio Hamelay - Lubango - 07 de Janeiro, 2017

Nacional júnior de voleibol tem como palco este ano a província do Bié

Fotografia: Kindala Manuel

A formação do Sporting Clube do Lubango juniores masculino augura estreia auspiciosa no Campeonato Nacional de Voleibol, agendado para os dias 16 à 23 do corrente mês, na cidade do Cuito, província do Bié.

 Os leoninos das terras da Chela são os representantes da província da Huíla ao evento. Para o efeito, cumpriram um programa de preparação rígido para a obtenção de bons resultados ao longo da competição.

 Efigénio Gomes, treinador da equipa júnior de voleibol do Sporting Clube do Lubango, assegurou que os atletas estão bem preparados para representar a província.

 Disse que a maior parte do grupo que orienta é formado por atletas juniores, com progressão para os escalões seniores, porquanto, também têm feito dupla categoria (júnior -sénior). “Por isso, têm bases fortes para um bom resultado no nacional de voleibol”, tranquilizou.

 Efigénio Gomes afirmou que no seio do conjunto reina enorme expectativa, para  marcar presença, pela primeira vez, num campeonato nacional.
 “Estamos a envidar esforços, principalmente financeiros, para que a equipa consiga ir representar a província, mesmo apenas um clube, e não um misto de equipas. Queremos representar muito bem a província. Mas ainda assim precisa-se de fazer muitos esforços para que isso aconteça”, asseverou. O treinador referiu que não obstante muitos atletas terem pertencido a outros clubes e mistos do voleibol, mas em representação de uma agremiação, vai ser a primeira vez a sua estreia num campeonato nacional.

 Acrescentou que a equipa tem boa base de atletas que participaram em campeonatos nacionais de juniores e dois no séniores.  Efigénio Gomes admitiu ser grande responsabilidade a pesar sobre os “ombros” dos seus jogadores,  por representar a província. “Mas acredito que os meus atletas têm peso para  dignificar condignamente as cores do clube, e a província no geral”, sustentou.

 O técnico revelou que o Sporting clube não participa com os escalões de juvenis neste nacional competição, pelo facto de ainda possuir poucos atletas femininos, nesta categoria.

 O dirigente citou que mesmo a camada de juniores feminino, ainda não participa no nacional, em virtude do tempo de preparação ter sido curto. “As atletas ingressaram no grupo muito tarde. Só no próximo campeonato nacional é que devem estar aptas a participar”, prometeu o treinador.

Anunciou que a viagem para o Bié está agendada para o próximo dia 14, para permitir a adaptação ao clima, e estarem ao corrente das condições criadas.

A modalidade de voleibol no Sporting Clube do Lubango faz-se sentir há um ano,  movimenta actualmente 33 atletas masculinos e 60 femininos, nos escalões de juvenis, juniores e seniores.