Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Stanley e Priscah são aguardados

Silva Cacuti - 02 de Dezembro, 2014

Stanley e Priscah são aguardados

Fotografia: José Cola

Os quenianos Stanley Biwot e Priscah Jeptoo, vencedores da edição passada da São Silvestre, ainda não estão inscritos para a prova deste ano, confirmou a organização.

Falando durante a conferência de imprensa, Carlor Rosa, coordenador da organização, disse que os dois corredores vieram à prova, no ano passado, pelas mãos do Kabuscorp do Palanca, mas a equipa de Bento Kangamba ainda não notificou a organização sobre a sua participação na prova. Contudo, a organização abriu uma excepção para a eventualidade de inscrição de atletas estrangeiros que venham da parte daquele clube.

Stanley Biwott venceu a prova em 28min26s, enquanto na prova feminina, Priscah Jeptoo cronometrou 32min10s na sua segunda conquista consecutiva. Para a presente edição estão inscritos e confirmados 91 atletas estrangeiros de 21 países, com realce para a Eritreia, que se vai representar apenas com um corredor. A Eritreia consta do palmarés da corrida com duas conquistas na classe masculina, logradas por Zerzenay Tadesse.

A maior participação é do Quénia, com 38 atletas, seguido pela Etiópia com 29 corredores. Carlos Rosa confirmou a manutenção do prémio aos atletas angolanos que estabeleçam as marcas estabelecidas pela Federação. Em caso de as conseguirem estabelecer, vão ganhar 7.500 dólares (cerca de 750 mil kwanzas).

Para se habilitarem ao prémio, os atletas masculinos devem correr a prova em 28min48s, ao passo que as senhoras devem superar o mínimo estabelecido de 33min51s. Caso um atleta estabeleça os mínimos, vai arrebatar a totalidade do prémio, ou seja, 15 mil dólares (cerca de 1,5 milhões de kwanzas). O vencedor da corrida masculina vai levar um prémio de 15 mil dólares, enquanto para a classe feminina está reservado um prémio de 12 mil dólares (cerca de 1,2 milhões de kwanzas).
SILVA CACUTI