Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Stefan Dijk suspenso por oito anos

02 de Dezembro, 2013

Van Dijk foi multado em dez mil euros por dopagem reincidente

Fotografia: AFP

O ciclista Stefan van Dijk, campeão holandês em 2002 e actualmente retirado, foi sábado último suspenso por oito anos e multado em dez mil euros por dopagem reincidente. Van Dijk, de 37 anos, anunciou este ano o seu abandono da competição por falta de ofertas de trabalho, mas, de acordo com a imprensa belga, pode ter utilizado ozonoterapia em 2011, quando militava na equipa Verandas Willems, período durante o qual deve ter recorrido, pelo menos, dez vezes a práticas de dopagem, sem exluir intransfusões sanguíneas.

«Não utilizei essa terapia para correr mais rápido, mas sim para recuperar-me mais rápido, porque sofria de mononucleose, uma doença que condicionava os meus treinos», explicou o ciclista holandês ao Sporza.be. Van Dijk foi suspenso por um ano em 2005, quando corrida na MrBookmaker.com, por fugir de um controlo de doping realizado em sua casa. De acordo com o inspector antidoping Hans Cooman, o ciclista fugiu de carro quando viu chegar ao seu domicílio o autocarro da Comissão Flamenca Antidopagem.

SABINO RENOVA
PELA LA ALUMÍNIOS

O experiente ciclista português Hugo Sabido, de 33 anos renovou o seu contrato com a LA Alumínios-Antarte por mais um ano, cumpre assim a sexta temporada consecutiva ao serviço da formação de Paredes. Depois de um ano de algumas conquistas, entre as quais o triunfo na prova de eliminação no Festival de Pista de Tavira, Sabido parte determinado para 2014, ainda que evite grandes mediatismos. “Não gosto desse estatuto, quando dizem que sou o chefe de fila da equipa. Entendo ser apenas mais um para ajudar e fazer tudo o que está ao meu alcance em prol do conjunto.

A LA Alumínios-Antarte possui um excelente lote de atletas, de louvar a prioridade que dá ao que é nacional. Trata-se de uma aposta acertada, pois só dessa forma é que os nossos jovens corredores podem demonstrar todas as suas potencialidades”, sentenciou o ciclista natural de Oeiras. Para lá de Hugo Sabido, o conjunto de Paredes renovou os contratos de António Carvalho, Pedro Paulinho, Luís Afonso, Hugo Sancho, Edgar Pinto, Márcio Barbosa, contratou ainda o jovem Daniel Freitas (ex-Mortágua).