Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sub-15 falha ouro

03 de Agosto, 2014

Selecção de sub-15 não foi capaz de superar Portugal e permitiu que a taça ficasse à mercê do adversário com quem perdeu ontem na final

Fotografia: Jornal dos Desportos

A selecção nacional de futebol de sub-15 conquistou a segunda posição do torneio de futebol dos IX jogos da CPLP, em Luanda, melhorando um degrau relativamente à edição de 2012, disputada em Mafra, onde foi terceira colocada.

O único golo de Angola foi apontado por Etson, aos 52 minutos, ao passo que para Portugal marcaram Leo (9 minutos) e Afonso Sousa (15 minutos). Depois de um começo titubeante, os angolanos conseguiram inverter o quadro e realizaram uma segunda fase aceitável.

Para chegar à final, a selecção angolana derrotou quinta-feira à tarde a congénere de Timor Leste, por 2-1, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em jogo pontuável para a sexta e última jornada da série A do torneio.

Já a selecção portuguesa venceu, também na quinta-feira, a congénere cabo-verdiana, igualmente por 2-1, no Estádio Nacional 11 de Novembro, para a sexta jornada da série B do torneio.

Para a definição do terceiro classificado da competição, a organização averbou uma derrota por três bolas a zero à selecção de Moçambique, frente à similar de Cabo Verde, numa partida disputada no estádio da Cidadela.

Os moçambicanos apresentaram-se apenas com sete atletas no desafio, mas depois lesionou-se um, quando já perdiam por 2-0. De acordo com os regulamentos foi atribuída derrota à selecção com número reduzido de jogadores.

A terceira posição coube a Cabo Vede, fruto da vitória sobre Moçambique (quarto colocado), por 2-0, no desafio das classificativas. Timor Leste foi o quinto, enquanto São Tomé e Príncipe foi sexto e último da geral. O avançado Geovani Cabral, de Cabo Verde, foi o melhor marcador do torneio, com 13 golos.