Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Suíça contra boicote dos Jogos de Inverno

23 de Dezembro, 2013

"Se a Rússia tem uma atitude diferente em relação à homossexualidade, que não é coincidente com a minha, tenho de aceitar", disse Maurer.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O actual presidente da Confederação Suíça, Ueli Maurer, mostrou-se contra um possível boicote político aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que se vão realizar em Sochi, na Rússia. "Não devemos politizar o desporto", disse Maurer, que é igualmente ministro dos Desportos, numa entrevista este domingo publicada no jornal "SonntagsBlick".Segundo o governante, a Rússia pode ser criticada em conferências internacionais ou nas Nações Unidas, mas não no desporto, pois isso "é mesquinho".

Maurer vai aos Jogos de Inverno como ministro dos Desportos, e o seu sucessor na presidência anual da Confederação, Didier Burkhalter, que tem a pasta dos negócios estrangeiros, também vai estar em Sochi.Para o responsável helvético, não faz sentido boicotar os Jogos, pois  nesse caso não podia visitar países islâmicos, por terem conceitos jurídicos diferentes, ou os Estados Unidos por causa da pena de morte. "Se a Rússia tem uma atitude diferente em relação à homossexualidade, que não é coincidente com a minha, tenho de aceitar", disse Maurer.