Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Super Unio realiza torneio internacional

Rosa Napoleo - 02 de Agosto, 2018

O Clube Desportivo Super União de Luanda vai realizar, de 10 a 12 deste mês, a primeira edição do Torneio Internacional de Luta Livre Profissional, denominado catch.
O evento programado pelo clube com a aprovação da Associação Provincial de Lutas de Luanda, que vai decorrer no campo adjacente a Divina Providência no Golf 1, conta com a participação de atletas internacionais vindo de Marrocos, África do Sul, República Democrática do Congo e Congo Brazaville. Angola entra na competição com um total de cinco atletas, dois dos quais vindos das províncias do Huambo e Cabinda.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o 1º vice da Associação Provincial de Lutas de Luanda, Francisco Kadima, explicou os objectivos da presente actividade e a sua importância para a modalidade.
"Nós pretendemos massificar a nossa modalidade nesta vertente profissional. Queremos que haja um desenvolvimento rápido, amplo nas camadas de formação, como os iniciantes, juvenis, categorias de sub17 e sub18. Esta actividade vai despertar a mente de muitos jovens", disse.  O dirigente ressaltou a importância desta modalidade, referindo ser "uma ferramenta completa educacional, que contribui para a integração de uma sociedade, e ajuda a camada mais jovem a ter disciplina e respeito pelo próximo".
Francisco Kadima, que integra igualmente a organização do evento, referiu que os procedimentos de organização estão a ser acautelados, assim como a devida autorização junto das entidades superiores do desporto.
"Pelo facto de ser uma actividade de porte internacional, surge a necessidade de uma ampla colaboração com o gabinete provincial de acção social, cultura, juventude e desporto, a fim de quebrar qualquer impasse que possa existir para a boa execução deste projecto. Nós já tivemos o cuidado de informar estas entidades".