Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Supertaa no mbito dos festejos da paz

07 de Março, 2020

Prova que ope o campeo nacional ao vencedor da Taa de Angola tem lugar a 4 de Abril em Momedes

Fotografia: Edies Novembro

O confronto entre as equipas masculinas, do Interclube e do Atlético do Namibe, para a Supertaça Francisco de Almeida, é o grande atractivo dentre as actividades desportivas agendadas no quadro dos festejos do 18º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional. A prova, que opõe o campeão nacional ao vencedor da Taça de Angola, disputa-se a 4 de Abril, no pavilhão Welwitchia Mirabilis, em Moçâmedes, Namibe, segundo António Santos, director executivo da Federação Angolana de Andebol.
A partida  esteve inicialmente agendada para 28 de Fevereiro, mas sofreu  adiamento, para o dia 4 do corrente, por dificuldades de deslocação da equipas do Interclube, afecta ao Ministério do Interior. Ainda assim, não se disputou, pelas mesmas razões.
Os \"polícias\" de José Pereira \"Kidó\" venceram o campeonato nacional e a taça de Angola, enquanto os namibenses, orientados por Alex Fernandes, jogam a prova na condição de finalistas derrotados da Taça de Angola.
O adiamento do jogo pode causar transtornos à programação da Associação Provincial de Andebol de Luanda, que prevê o início dos campeonatos provinciais, a partir da segunda quinzena do corrente mês. \"Eles podem começar o campeonato, mesmo sem a abertura oficial da época masculina, porque é uma questão formal\", disse um analista à propósito.
As senhoras abriram a época, com a disputa da sua versão da supertaça a 28 de Fevereiro, em que a equipa do 1º de Agosto, comandada por Nelson Catito, desfeiteou a similar do Petro de Luanda, por 27-23. O jogo foi disputado na Cidadela Desportiva.
Este ano, foi a primeira vez que as partidas, masculina e feminina, referentes à supertaça Francisco de Almeida (primeiro presidente da Federação Angolana de Andebol), são jogadas em palcos e datas distintos.