Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Supertaça passa a ter nova data

Silva Cacuti - 09 de Fevereiro, 2017

Desportivo da Banca e Kabuscorp do Palanca também têm uma conquista cada. O 1º de Agosto detém os títulos nas duas classes.

Fotografia: José Soares

A Federação Angolana de Andebol anunciou a alteração da data para a  disputa da Supertaça Francisco de Almeida, inicialmente prevista para 17 de Fevereiro. Por questões técnicas, a competição disputa-se no dia seguinte, segundo apuramos junto da Federação.

A principal causa da alteração, tem a ver com uma actividade do Comité Olímpico Angolano que vai distinguir no dia 17 alguns atletas olímpicos, dos quais muitos são andebolistas. Os clubes envolvidos na disputa da Supertaça Francisco de Almeida já foram notificados, e consentiram o adiamento, segundo António Santos, director - executivo da Federação.

O responsável admitiu, que a prova possa ter entradas livres, ao invés de ingressos pagos como foi a última edição. "É possível, que tenhamos entradas livres. Queremos que as pessoas venham ao pavilhão. Este assunto não está ainda definido", disse. Na prova feminina, o 1º de Agosto, campeão nacional, vai ter pela frente o Petro de Luanda, vencedor da Taça de Angola.

O jogo é aguardado com muita expectativa, por ser o primeiro jogo de uma competição do calendário da Federação, em que vai actuar o dinamarquês Morten Souback, como treinador do 1º de Agosto. O treinador, substituiu Filipe Cruz, que fez uma campanha vitoriosa à frente da equipa feminina militar, depois de esvaziar o Petro de Luanda das suas principais unidades.

No sector masculino, o 1º de Agosto vai defrontar o Interclube, a quem venceu na final da Taça de Angola. Os "polícias", de Alexandre Machado, jogam na condição de finalistas vencidos da Taça de Angola. O jogo masculino disputa-se às 17h00, enquanto o feminino está marcado para as 19h00.

Esta é a 12ª edição da Supertaça. O Petro de Luanda é o maior vencedor da competição feminina com oito conquistas. O ASA, e o 1º de Agosto, ostenta uma conquista cada. Em masculinos, o 1º de Agosto e Interclube têm quatro conquistas cada, enquanto o Desportivo da Banca e Kabuscorp do Palanca também têm uma conquista cada. O 1º de Agosto detém os títulos nas duas classes.