Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Taa Agadoiso arranca hoje no CNIL

30 de Novembro, 2019

Cerca de 250 nadadores, em todas as categorias, em ambos os sexos, disputam, hoje, a partir das 16h00, a I edição da Taça Agadoiso, sob tutela do Clube Náutico da Ilha de Luanda e jurisdição técnica da Federação Angolana de Natação.
Além de juntar atletas de varias gerações, a prova tem como um dos objectivos fundamentais a recolha de bens perecíveis de primeira necessidade, para doacção aos lares de crianças desfavorecidas. A informação foi prestada ao Jornal dos Desportos, pelo director da prova, Carlos Alberto.
\"A princípio, não vamos cobrar valores para todos os amantes da modalidade que estiverem disponíveis a irem assistir o evento. Mas pedimos que todos se façam acompanhar de bens de primeira necessidade, para, posteriormente, doarmos a um lar de crianças desfavorecidas\", disse.
Segundo o regulamento da prova,  os nadadores inscritos vão formar equipas compostas por nadadores de outros clubes, todos escolhidos a seu critério.
O regulamento da prova diz, ainda,  que os atletas de 10 anos para baixo, só devem nadar até duas provas, ao passo que os atletas de 11 anos em diante podem nadar até três provas, por cada fase.
Serão premiados os nadadores de cada grupo, de idades dos 10 anos para baixo, dos 11 aos 12, 13 aos 14 e dos 15 em diante. Em masculino e feminino, a melhor  equipa é o melhor clube.
Estão confirmadas cinco equipas, nomeadamente, 1º de Agosto, Onda Spor Clube, Veredas Spor Clube, Academina de Nossa Senhora da Anunciação e a anfitriã.
A vice-presidente do órgão reitor da modalidade , Ana Lima, garantiu que estão as condições criadas para a disputa da I edição da Taça Agadoiso.
\" Nós temos tudo garantido para o arranque do evento, as inscrições fechamos no dia 20 e aguardamos,  apenas, pela hora do apito, porque estão confirmadas a presença de  cinco clubes e temos cinco equipas formadas de estafetas\", disse.
A taça disputa-se em três fases,  a segunda está agendada para a última quinzena de Janeiro de 2020 e a terceira para o dia 18 de Abri.                                Rosa Panzo