Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Taa de Angola regressa a Luanda

Rosa Napoleo - 18 de Outubro, 2018

Taa de Angola e a Taa de Elite voltam a ser disputados em Luanda

Fotografia: DR

Depois de muitos anos, a Taça de Angola e a Taça de Elite voltam a ser disputados em Luanda para conferir a rotatividade que se impõe na ginástica. O regresso das duas competições, agendados para os dias 4 e 5 de Novembro, encantou os responsáveis da Federação Angolana de Ginástica (FAG).
Em declarações ao Jornal dos Desportos, a secretária geral da FAG, Nguessa Campos, esclareceu que \"já faz algum tempo que as disputas das provas de ginástica aconteciam longe de Luanda\".
\"Agora, chegou o momento de, mais uma vez, a capital do país albergar as competições, apesar da falta de acomodação de algumas disciplinas\", disse.
Os materiais de apoio das distintas provas vêm dos Centros de Alto Rendimento de Malanje e de Benguela. Nguesa Campos assegura que \"os pormenores da transportação dos tapetes convencionais e da pista insuflável, bem como do material de ginástica artística, estão programados\".
Para conferir maior qualidade à Taça de Angola, a Federação Angolana de Ginástica convidou a África do Sul, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. As selecções estrangeiras entram no tapete sem carácter competitivo. As selecções convidadas devem confirmar a participação até o início de Novembro, segundo Nguesa Campos.
Até o momento estão confirmadas as participações das equipas de Luanda, Malanje, Benguela, Bié, Huambo, Moxico, Huila, Namibe, Lunda Sul e Cuanza Norte. Vão estar em evidência as disciplinas de ginástica rítmica, tumbling, aeróbica, artística e trampolim.

Selecções retomam
treinos em Malanje

As selecções nacionais de ginástica de rítmica, trampolim e tumbling encontram-se desde ontem no Centro de Alto Rendimento de Malanje, onde cumprem o estágio pré-competitivo, visando as participações em diferentes competições.
A ginástica por idades, na disciplina de trampolim, compete no campeonato do mundo agendado para 14 a 18 de Novembro em São Petersburgo, na Rússia. O tumbling vai estar no Campeonato Africano da Juventude, a decorrer em Novembro na Argélia. A ginástica rítmica compete de 8 a 12 de Novembro no torneio internacional de Portugal. O campeonato da Zona V na África do Sul recebe, igualmente, todas as disciplinas de ginástica nos dias 2 a 4 de Novembro.
Gomes de Oliveira orienta a selecção de trampolins, Cláudio Costa trabalha com a artística e Maria Vitória é a responsável pela ginástica rítmica.
Angola é a terceira melhor selecção de África, depois do Egipto e África do Sul. O bom posicionamento do país no continente africano resulta dos investimentos feitos pela equipa liderada por Auzílio Jacob, presidente de direcção da FAG.