Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Taa Z D para saudar PR

15 de Agosto, 2016

Judocas vo competir em torneio que visa comemorar mais um aniversrio natalcio do Presidente da Repblica

Fotografia: Paulo Mulaza

A Associação Provincial de Judo da Huíla (APJH) faz disputar nos dias 27 e 28 do corrente o torneio "Taça Zé Dú", inserido nos festejos do aniversário natalício do Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Participam da actividade todas as academias que movimentam o judo na província desde que os seus atletas tenham licença federativa emitida pela Federação Angolana do Judo.

Estêvão Mucongo, secretário-geral da Associação Provincial de Judo da Huíla, disse que a programação de competições para esta época inclui provas e torneios até o próximo mês de Dezembro.Indicou que para este mês de Agosto a associação havia planificado duas actividades mas apenas vai concretizar uma a decorrer entre os dias 27 e 28, que é o torneio da "Taça Zé Dú". Para o efeito, confirmou Estevâo Mucongo, o órgão reitor da modalidade na província, trabalha já na criação de condições técnicas e administrativas para o sucesso da actividade.

“Teremos o torneio da "Taça Zé Dú" para comemorar o aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, onde vai participar todas as academias que movimentam o judo na província. De salientar que neste tipo de actividade só participam atletas credenciados", disse.Explicou que por estar a cumprir com um projecto lançado pela que por estar a cumprir com um projecto lançado pela Federação Angolana de Judo que só participam em provas programadas desde Janeiro em diante atletas que tiverem a licença federativa, daí que na prova que se avizinha implementar com rigorisidade esta medida.

“Só com a licença federativa que tem o número é que o atleta tem acesso às competições quer provinciais e nacionais. Mas nesta actividade do mês de Agosto, vamos abrir excepção para todo aquele atleta que mesmo ainda não tenha licença vai participar para festejar o aniversário do Presidente da República, mas nas próximas competições não iremos admitir para o bem do desenvolvimento da modalidade", afirmou.Estêvão Mucongo ressaltou que a medida tomada pela Federação Angolana de Judo é muito benéfica para o desenvolvimento da modalidade principalmente no controlo de atletas e na certeza de que esse praticante existe e faz o judo federado.

“A medida da federação tem um grande benefício principalmente no controlo de atletas e na certeza de que esses praticantes existem e fazem o judo federado. Por este motivo, é bem-vinda", destacou.Neste torneio, assegurou Estêvão Mucongo, estarão a em evidência combates nas categorias de peso, para o sector feminino dos 54 e 57 kgs, já na classe masculina todas as categorias que vão desde os 55kg, 60kg, 73kg, 81kg e +100kgs e prevê movimentar mais de 80 atletas em ambos sexos nos escalões de iniciados, cadetes juvenis, juniores e seniores.