Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Taça Cabeto agita Sumbe

Álvaro Alexandre - 25 de Maio, 2015

A competição é disputada por xadrezistas de Luanda, Benguela e locais.

Fotografia: Jornal de Desportos

 A Taça Grupo Cabeto em xadrez é disputada entre 8 a 16 de Junho, na cidade do Sumbe, uma iniciativa da Associação Provincial de Xadrez de Cuanza Sul. A competição é disputada por xadrezistas de Luanda, Benguela e locais.

A organização da competição seleccionou 16 atletas e os eleitos de Luanda e de Benguela são o Mestre Fide (MF) João Francisco (Luanda), MF Cristiano Aguiar (Académica Lobito), Candidato a Mestre (CM) João Júlio (Núcleo de Viana), Especialista Nacional (EN) António Silva (Grupo Cabeto) e Especialista Nacional (EN) Francisco Flora (Núcleo de Viana), EN Agostinho Diogo (Selecção Militar), EN Domingos Mateus (Selecção Militar), Sílvio Fernandes (Selecção Militar).

Fazem ainda parte dos convocados Edilson Camilo (Cuanza Sul), EN Gabriel Sapalo (Núcleo Gabinos), João Portugal (Núcleo da Parada do Cuanza Sul), Abrantes Pedro (Cuanza Sul) e Kirto Justino (Núcleo ENDE do Cuanza Sul).

Na condição de promotor do evento, o Grupo Cabeto  preenche os três lugares restantes, disse Abílio Ribeiro, presidente da Associação Provincial de Xadrez do Cuanza Sul.

O torneio é disputado no sistema suíço a nove jornadas e o ritmo de jogo é de 90 minutos para 40 lances, mais 30 minutos de jogo e com incremento de 30 segundos, a partir do primeiro movimento. O sistema de desempate aprovado é o Bulchoz.

Os casos controversos às normas do jogo são solucionados pela direcção da prova, com base no regulamento de competições da Federação Angolana de Xadrez (FAX) e nas leis da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).