Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Taça de Elite escolhe atletas

Rosa Napole?o - 06 de Agosto, 2017

A Taça de Elite consta do Festival de Ginástica, que aporta também, os campeonatos nacionais de primeira e segunda divisões.

Fotografia: José Soares

A instituição privilegiou os 18 melhores ginastas de diferentes especialidades.

Para a modalidade de tumbling, na categoria de juniores, estão seleccionados Asser António (Jackson Benguela), Albino Pedro (Vafeso Benguela) e António Biladia (Kabuscorp Palanca).  Em seniores, Horácio Pitra- Grós (Jackson Benguela), Gerson Samuliu (Agefir), Francisco Costa (Kabuscorp), Luqueny Agostinho (Agefir), Ronaldo Jamba (Sport Bie).

Para a mesma modalidade em feminino, o troféu é disputado por Samba Mahula (Bié), Blandina António (Jackson Benguela) e Clidinaldia António (Benguela).

Para a ginástica artística masculina, disputam Xavier Bopolo, Heldonino Fragoso e Evaristo Evandro (todos do Jackson Benguela). Em feminino, Clidinalda António compete isolada.

Sofia Higino (Jackson Benguela), Alice Tomas (Jackson Benguela) e Eunice Ferreira (Petro de Luanda) entram em cena na rítmica individual.

Os ginastas que terminarem os campeonatos nacionais da primeira e segunda divisões, nos lugares cimeiros, vão completar a lista, segundo o programa de selecção para a competição mais alta.

A Taça de Elite consta do Festival de Ginástica, que aporta também, os campeonatos nacionais de  primeira e segunda divisões. A ginástica rítmica com arco, bola, massas e fita, a ginástica rítmica de conjuntos, a ginástica artística com cavalo, arcões, paralelas e solo, assim como os saltos de tumbling vão ser exibidas no Mega Evento.

No último dia do evento está reservado um Encontro Nacional de Ginástica, para homenagear os antigos dirigentes e atletas, pelos feitos alcançados. O reconhecimento público serve para incentivar a nova geração a prosseguir com a arte do belo.Antes, o seminário de capacitação para os agentes vai abordar \"a anatomofisiologia do exercício físico\". Os integrantes de todas as comitivas estão obrigados a participar do seminário para os potenciar sobre os sistemas motores do corpo humano.

No decorrer deste trabalho, a instituição vai beneficiar da presença dos presidentes das Federações de Portugal, Moçambique e Cabo Verde que  ajudam a classificar o estado actual da ginástica nacional e o nível competitivo dos atletas. A visita é a retribuição da passagem recente de Auxílio Jacob, presidente da Federação Angolana de Ginástica, a Portugal.