Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tadesse corre em Lisboa

11 de Setembro, 2014

Eritreu Tadesse é um dos nomes para a Rock’n’Roll Meia-maratona Vodafone

Fotografia: DR

O campeão europeu da maratona e o recordista mundial da meia-maratona figuram entre os grandes nomes que vão marcar presença na Rock’n’Roll Meia-maratona Vodafone, anunciou hoje a organização da prova, agendada para 5 de Outubro.

Além do italiano Daniele Meucci – que tem como melhor marca à distância 61.06 minutos - e do recordista da “meia”, o eritreu Zersenay Tadese 58.23, a prova com partida na Ponte Vasco da Gama vai contar com a presença do etíope Guye Adola e do marroquino Aziz Lahbabi, ambos com os tempos abaixo da hora.

O presidente do Maratona Clube de Portugal e organizador da prova, Carlos Móia admite que “devido às dificuldades do percurso, vai ser difícil conseguir um novo recorde mundial de distância”, mas antevê “uma prova fantástica em termos de elite”.

O recorde mundial de distância, 58.23, foi estabelecido em 2010, em Lisboa, por Zersenay Tadese, mas na meia-maratona disputada na Ponte 25 de Abril. No sector feminino, a prova pode contar com a presença da italiana Valeira Straneo, actual vice-campeã europeia da maratona, da japonesa Mizuki Noguchi e da etíope Worknesh Degefa, todas com tempos abaixo dos 68 minutos.

A organização vai divulgar mais tarde a lista dos nomes dos atletas portugueses, ainda a ser ultimada devido à recente realização do campeonato da Europa de atletismo disputado em Agosto, em Zurique. Em paralelo com a meia-maratona realiza-se a mini-maratona, prevê a organização um total de 17.000 participantes.

A pouco menos de um mês do evento e com 17.000 como limite máximo de participantes, estão já inscritas para as duas provas mais de 16.000 pessoas. A meia-maratona, que vai ter início na Ponte Vasco da Gama, renovou este ano o título de Gold Road Race – a mais alta distinção atribuída pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) – e integra pelo terceiro ano consecutivo.

Além das duas provas, vai decorrer no mesmo dia uma prova para deficientes motores em cadeira de rodas. Também a 5 de Outubro vai decorrerá a maratona de Lisboa, também Gold Road Race, com partida de Cascais, que pode juntar cerca de quatro mil participantes.