Talentos despontam no núcleo escolar da aldeia SOS

O dirigente associativo apontou estar esperançado nos escalões de juvenis pelo facto da escola da aldeia SOS
Fotografia: Jose Cola
O núcleo escolar da aldeia SOS patrocinada pela fábrica de Água Preciosa, constituiu um dos maiores viveiros dos futuros mestres de xadrez à nível da província da Huíla, assegurou o presidente de direcção da associação local da modalidade, Vicente Silva. O “número um” do desporto ciência nas terras altas da Chela frisou que os talentos que despontam no núcleo escolar da aldeia SOS, vão começar a competir em provas nacionais e quiçá internacionais.“Neste capítulo de núcleos escolares temos a destacar a escola da aldeia SOS que é apoiada pela fábrica de Água Preciosa.
É nessa escola onde estamos a encontrar o viveiro dos futuros mestres de xadrez aqui a nível da Huíla e quiçá vamos também começar a colocá-los a competir em provas nacionais e internacionais”, disse.Vicente Silva anunciou que este ano, a Huíla vai acolher o campeonato nacional de xadrez nos escalões de juvenis e juniores, em ambos sexos, de 4 a 9 de Maio.
“E aí, vamos ver os nossos futuros mestres no desporto ciência em juvenis e juniores a evoluir demonstrando as suas potencialidades”, ressaltou. O dirigente associativo apontou estar esperançado nos escalões de juvenis pelo facto da escola da aldeia SOS e o clube Ferroviário da Huíla, serem o viveiro de futuros mestres da província. Destacou que no clube do Sport Lubango e Benfica despontam também bons talentos no xadrez.De acordo com Vicente Silva, o Sport Lubango e Benfica movimenta cerca de 25 atletas. E estamos a espera que a associação seja pontualizada da real cifra de atletas porque também deixamos no clube uma base de dados para actualizar”, realçou.
A associação tem tido muitas dificuldades no que diz respeito ao controlo de dados estatísticos de seus praticantes. Fruto disso, afiançou Vicente Silva, este ano, estão a aplicar uma estratégia que consiste antes do iniciou dos campeonatos provinciais “vamos ter os dados actualizados”.
Desporto ciência na Huíla com carência de material
edição impressa
subscreverversão impressa
tempo

Max:32ºC Min:25ºC

Max:30ºC Min:25ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos