Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Taxa pela formao pode ser agravada

Silva Cacuti - 26 de Maio, 2017

Cardoso de Lima pode tambm apresentar a proposta de criao de uma nova janela de transferncia a meio da poca desportiva

Fotografia: M.Machangongo | Edies Novembro

O agravamento do valor a pagar aos clubes pela formação de atletas em caso da sua transferência pode dar corpo a uma das principais alterações ao regulamento de transferências da Federação Angolana de Andebol (Faand). O assunto vai ser abordado hoje, às 9H20, na Galeria dos Desportos,  inserido no encontro nacional de treinadores, sob prelecção de Cardoso de Lima, antigo presidente da federação.

Actualmente os valores em causa estão cifrados em cerca de 1500 dólares e não representam \"nada\" para os gastos na formação de um atleta. Além dos valores monetários em causa, Cardoso de Lima pode também apresentar a proposta de criação de uma nova janela de transferência a meio da época desportiva, que vai permitir aos atletas rescindirem e assinarem novos acordos.

Pedro Godinho, actual presidente da Faand, vai abordar \"os moldes de disputa das competições regionais e campeonatos dos escalões jovens, a partir de 2018\". A formação contínua de treinadores e a criação da Escola Nacional de Treinadores de Andebol vai ser outro tema que vai prender as atenções dos presentes. para dirigir este tema a Faand chamou Anselmo Monteiro, presidente da associação de treinadores de basquetebol.

Sobre a pertinência deste tema a nossa reportagem ouviu Quinteiro Teresa, técnico de andebol. Quinteiro Teresa considera que o andebol angolano vai sair a ganhar desta jornada.\"Um dos aspectos que diferencia o nosso andebol dos demais países é o facto de começarmos a trabalhar mais cedo que os outros e, agora, perspectiva-se a introdução de novos escalões etários, há necessidade de adequar os conteúdos de treino para cada escalão e o surgimento de uma escola para coordenar este trabalho é pertinente\", disse.

Domingos Torres \"Didi\", do Comité Olímpico Angolano, vai dissertar sobre \"a implementação do mini andebol na escola\", enquanto João Mulima vai falar sobre \"lesões mais frequentes no andebol em Angola e suas consequências e prevenção\".O seleccionador nacional, Morten Souback, vai fechar o programa do encontro com a divulgação das conclusões do fórum de treinadores.Amanhã as decisões do encontro de treinadores podem ser ratificadas pela Assembleia-geral da Faand que se realiza no mesmo local.