Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tcnicos nacionais recebem formao

Rosa Napoleo - 25 de Julho, 2019

Fotografia: Edies Novembro

Com objectivos de elevar os níveis de conhecimentos dos técnicos nacionais, a Federação Angolana de Karate-dó realiza amanhã na província do Huambo um estágio técnico regional com a duração de três dias. Estão confirmadas as presenças de equipas das províncias do Huambo, Benguela, Cuando Cubango, Huíla, Bié e Namibe.
Pela importância do evento, cada província pode levar o número de participantes que desejar, segundo Carlos Luanda, Secretário Geral da Federação.
\"As províncias podem trazer quantos interessados quiserem desde que consigam pagar as despesas. Cada aluno deve estar preparado financeiramente para a transportação, hospedagem e alimentação até o fecho da actividade\", esclareceu.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o dirigente assegurou que o estágio surge pela necessidade de superação técnica e a atribuição de graduações aos técnicos.
\"Está na hora de capacitar os treinadores com as novas técnicas e dotá-los de conhecimentos novos. Essa é a base para o avanço na formação dos novos atletas em todas as associações\", disse.
O estágio técnico tem como prelectores João Silva (director técnico federativo), Félix Ferreira (presidente de direcção), Carlos Luanda (secretário) e Xequimona Costa (sensei do 4º Dan).
Das matérias a serem ministradas constam as técnicas de kyon, kumité, kata heian, shodan, nidan, sandan, godan, regras de tekki shodan, kata bassai dai, kanku dai, kata jion, empi e os exames de kyu e dan.
O taekwondó está em velocidade de cruzeiro no processo de actualização de dados.  Recentemente disputaram a Taça Embaixada da Coreia.