Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Team Calulo assegura Mundial

Álvaro Alexandre - 17 de Fevereiro, 2014

Team Calulo volta aos mares e conquista o segundo passe de acesso ao campeonato do mundo de pesca desportiva a realizar-se na Costa Rica

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Team Calulo está confirmado para representar o país no Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Alto Mar que vai decorrer em Abril de 2015, na cidade costeira de Quepos, Costa Rica. A formação garantiu o passe de acesso para o Mundial organizado pelo International Game Fish Association (IGFA) ao conquistar a 15.ª edição do Grand Slam Sportfishing Tournament no último fim-de-semana.Depois de estar ausente nas competições oficiais desde  2004, o Team Calulo ressurgiu em grande estilo com a conquista do ceptro e do passe para o Mundial. Durante os dez anos de ausência do Team Calulo nas provas oficiais por falta de embarcação, os atletas integraram a equipa Jikula O’Mesu.

As estratégias definidas para cada competição podem estar na base da dissidência dos três pescadores do Jikula O’Mesu.  A refundação do Team Calulo ocorreu após o empréstimo de uma embarcação do Team Náutico pelos pescadores Marcos Queiroz, Júlio Magalhães e Mário Proença. A tripla conseguiu ocupar a segunda vaga para Angola no campeonato mundial de Quepos de 2015, depois do Team Kuxica obter o acesso aoconquistar a 16.ª edição do 24 Horas de Pesca de Luanda, organizado em Janeiro último pelo Clube Naval de Luanda.

Angola habituou os organizadores dos campeonatos mundiais a brindá-los com uma numerosa delegação. Nos últimos tempos só foi superada pelos Estados Unidos da América, que marca presença com mais de dez equipas em cada certame.As sete vagas disponíveis para Angola vão ser preenchidas após a realização dos torneios Lobito Fishing Tournamente (Março), Torneio do Aniversário do Clube Naval de Luanda (Abril), Blue Marlin Race do CNIL (Maio), Big Blue Cup (Outubro), Luanda Sailfish Classic (Novembro), Olupitu Fishing Tournament (Novembro) e Billfish Challenge (Dezembro).

GRAND SLAM SPORTFISHING
Equipa do capitão Júlio supera concorrência


A equipa do capitão Júlio Magalhães, Team Calulo, conquistou o 15.º Grand Slam Sportfishing Tournament, com 328,2 pontos. A terceira jornada, realizada no sábado, serviu para confirmar a vantagem obtida nas duas rondas anteriores, nas quais conseguiu um Slam com a captura de um marlin e de um veleiro.As duas capturas foram suficientes para assegurar a primeira posição do torneio. Na última jornada, os adversários fizeram pouco para o derrubar da liderança. O veleiro do Team Unitel foi incapaz de "intimidar" a pontuação do Team Calulo, que também respondeu com a mesma moeda. O campeão voltou a capturar um veleiro.

O torneio não foi rico em pescado. Em três dias de concurso foram capturados 88 exemplares, repartidos por três marlins, 22 veleiros, 36 dourados, 18 atuns e  um wahoo. Os peixes de bico foram capturados por Rui Magalhães (Team Náutico), Leonora Couto (Doce Vela), Marco Couto (Tubarões Fishing Team), Rui Leal (Team Unitel), Mário Proença (Team Calulo) e o brasileiro Rafael Sasso (Team Talassa), todos com dois veleiros. Com um veleiro cada, o quadro é constituído por Carlos Louro "Careca" (Team Release), Cesário Barbosa (Team Akwalunga), António Cunha (Malembeiros), Basílio de Jesus (Lampas), Renato Borges de Sousa (Peixfree), António Henriques "Tonecas" (Marmeladas), António Garrocho (Dragões), Júlio Magalhães (Team Calulo) e Ary de Sousa (Team Azarados).

Os marlins foram capturados por Russouw Spuy (Marlinheiros), com dois, e Marco Queiroz (Team Calulo), com um exemplar.O maior atum, com 14,9kg, foi de João Valentim (Terlicos). Rui Leal (Team Unitel) destacou-se na captura do maior wahoo com 13,1kg. Frederico Kiffen (Marmeladas) pescou o maior dourado com 16kg.Na classificação final, o Team Calulo lidera com 3.278,2 pontos, seguido dos Marlinheiros (1.650), Team Unitel (1.072,3), Tubarões Fishing Team (1.036,8), Team Náutico (1.005), Talassa (976,2), Doce Vela (900), Azarados (707,1), Team Akwalunga (588,7) e Marmeladas (560,7).
                        
MUNDIAL DE 2014
Viagem ao Quepos
preocupa angolanos


As equipas angolanas entraram na última fase de preparação para o Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Alto Mar, marcado para o período de 6 a 11 de Abril do corrente ano, na cidade costeira de Quepos, Costa Rica.Angola vai participar com uma delegação estimada em 70 membros afectos a 13 equipas, que se esmeram na criação de condições para estarem presentes na cidade costa-riquenha de Quepos. A delegação é composta pelas formações Azarados, Jikula O'Mesu, Marlinheiros, Team Dourado, Lampas, Doce Vela, Team Náutico, Team Release, Tubarões Fishing Team, Tudo Fish Fishing Team, Malembeiros, 9Knots-Hotel Restinga Team e Anfiris.As rotas de viagens, reservas de hotéis e aluguer de barcos para treinos constituem as principais preocupações dos membros da delegação angolana. Horácio Pina, membro do Doce Vela, disse ao Jornal dos Desportos que a sua equipa já tratou das questões administrativas desde o passado mês de Novembro. A equipa já dispõe de reserva de hotel e barco alugado para dois dias de adaptação às águas da Costa Rica.