Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Team Dinamith desiste do provincial de Luanda

17 de Dezembro, 2018

Fotografia: Edies Novembro

A crise continua a fazer vítimas em Angola. Depois de se assistir ao abandono de equipas de futebol e de basquetebol, a febre chegou ao motocrosse. O Team Dinamith, campeão provincial de Luanda, anunciou a desistência de todas as provas do calendário de competições da época 2019 da Associação, por falta de recursos financeiros.
A três meses do tiro de largada da competição, o ex-presidente da agremiação, Carlos Moreira, reconfirmou, em declarações ao Jornal dos Desportos, o anúncio feito no final da época 2017, a 11 de Novembro último, no circuito Jorge Varela. Sustentou que os custos inerentes aos equipamentos e peças sobressalentes continuam elevados no mercado angolano. Por falta de condições materiais e financeiras para continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento do motocrosse, decidiu-se desistir da prova local.
Carlos Moreira é o maior dinamizador do motocross no município de Viana. Reitera que vai continuar a dar o apoio à modalidade, não obstante a ausência da equipa com a qual venceu as duas últimas edições da competição com o piloto namibiano Ruhan Gous na categoria rainha (250cc) e três títulos consecutivos nos 150cc com o angolano Yane Oliveira.
Na hora de avaliar o motocross, Carlos Moreira sente-se regozijado por contribuir na formação de pilotos da nova geração. Por isso, agradece a colaboração de todos quanto fizeram parte do seu projecto. Garante manter o mesmo espírito para que a sua cota parte continue no trilho de promoção do desporto de rodas.
Carlos Moreira agradece o \"excelente desempenho\" da direcção da Associação Provincial de Motocross de Luanda pelo papel determinante na manutenção da modalidade num momento de apertos financeiros e de muitas outras dificuldades.
Destaca também o \"bom desempenho\" do seu sucessor no comando do Team Dinamith, Rui Moreira \"Pituca\". A destreza e abnegação de Pituca foi fundamental para a manutenção do título.
\"Consegui levar adiante um trabalho, que se traduziu na revalidação dos títulos das classes 250cc e 150cc com apoio de Rui Moreira\", disse.
Carlos Moreira esclareceu que a ausência da equipa nas pistas, no próximo ano, consta de uma estratégia de desenvolvimento.
“É bom salientar que a ausência do Team Dinamith, na próxima época desportiva, não significa que vamos estar afastados do motocross. Temos um carinho especial pela modalidade vamos estar sempre prontos para ajudar naquilo que for possível, para que esse desporto se mantenha firme. Vamos dar o nosso contributo de outras formas”, garantiu.
O Team Dinamith é uma emanação do antigo Núcleo de Motocross de Viana. A sede social está localizada na comuna do Zango I. Com a metamorfose, surgiu a Escola de Motocross de Viana.