Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Team Elite promete quebrar jejum

Rosa Napoleão - 10 de Novembro, 2016

Ginastas em reunião em Dezembro na Gabela

Fotografia: Nunu FLASH

Longe do lugar de honra há quatro anos, a equipa de ginástica do Team Elite aspira quebrar o jejum na oitava edição dos Campeonatos Nacionais de iniciados e juniores, agendados para o mês de Dezembro, na cidade da Gabela, província do Cuanza Sul.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico principal do Team Elite, Cláudio Costa, disse que estão a trabalhar para subir ao pódio nas duas provas nacionais. O estado anímico dos atletas é alto e estão capacitados para inverter a história dos últimos quatro anos, segundo o técnico principal.

Para lograr o objectivo definido, a equipa pretende levar à Gabela um elevado número de atletas. Cláudio Costa esclarece que "na ginástica, as coisas funcionam diferente, pois quanto mais atletas competirem, mais possibilidades há para se alcançar a vitória". No passado, o Team Elite esteve em desvantagem por não levar "muitos atletas" às competições.

Para além do Team Elite, as provas de Cuanza Sul são disputadas nas disciplinas de ginástica rítmica e tumbling facultativos por Petro de Luanda, Ixi Yetu de Malange, Petro do Huambo, Kabuscorp do Palanca, Benfica do Namibe, S.C Atlético zona A de Benguela, Jackson Garcia de Benguela, Sporting Clube do Bié, Núcleo do Cuanza Norte, Grupo Desportivo do Wembo, Petro do Huambo, Dodo da Lunda Sul e Belo Horizonte de Benguela.

A novidade da competição é a integração das equipas Atlético da Zona A e o Belo Horizonte, ambos da província de Benguela, que podem surpreender os participantes. No campeonato do Zona, apresentaram-se com boas performances. Em parceria com o governo do Cuanza Sul, a Federação Angolana procede à criação de condições logísticas e desportivas.

Cabe ao locais responsabilizarem-se pelo local da prova, alojamento, transporte interno, assistência médica e segurança. A direcção de Auxílio Jacob assume a alimentação. As competições nacionais vão merecer novas regras de avaliação definidas no Congresso da Federação Internacional de Ginástica, que decorreu no Japão. Angola mereceu distinção pela qualidade apresentada no Campeonato Africano.
ROSA NAPOLEÃO