Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Team Kuxica arrebata troféu

Álvaro Alexandre - 16 de Dezembro, 2014

Pescadores com intensa actividade e conquistado o Campeonato do Mundo estão a impulsionar a modalidade

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Team Kuxica arrebatou no fim-de-semana, no Clube Náutico Militar, o troféu do primeiro classificado da XII edição do concurso “Billfish Challenge”, com 3439,3 pontos. A formação capitaneada por Fernando Duarte, comandante que levou  Angola à conquista do campeonato do mundo que recentemente se disputou na cidade costeira do Vitória de Espírito Santo, Brasil, coleccionou o segundo torneio em 2014.

Após uma brilhante vitória no concurso “24 horas de Pesca de Luanda”, organizado no primeiro mês do ano em curso, pelo Clube Naval de Luanda, o Team Kuxica voltou a fazer história, ao  conquistar o XII Billfish Challenge, no último mês do corrente ano. A organização do torneio foi do Clube Náutico Militar. O título do Billfish Challenge foi garantido no segundo dia do torneio, onde conseguiu afastar do pódio o Jikula O'Mesu. A reviravolta foi possível com a captura de cinco veleiros, que adicionados aos três do dia anterior, confirmou o triunfo com oito exemplares de bico.

O Jikula O'Mesu ficou em terceiro, com um marlin e dois veleiros, que somaram  2415,7 pontos.  A outra grande proeza foi conseguida pela Doce Vela, única formação feminina nos concursos nacionais. O conjunto feminino saltou do 13º lugar com 37,8 para o segundo posto com 2662,8 pontos. O grupo capturou um marlin e um veleiro (Corina Armando) e dois Veleiros (Erica Tavares). Em prova foram capturados 61 exemplares,  43 são de bico. O pescador Mário Proença, do Team Calulo, pescou um marlin de 268,7 kg. Os outros marlins foram capturados por Guty Alves (Jikula O'Mesu), Corina Armando (Doce Vela), Bruno Pereira (Olé), Renato Borges (Peixfree).

A classificação final foi a seguinte: Kuxica (3439,3), Doce Vela (2662,8), Jikula O'Mesu (2415,7), Dragões (2411), Tubarões (2290,5), Peixfree (1906,8), Team Calulo (1821,3), Olé (1707,1), Team Náutico (1425), Marlinheiros (1225), Malembeiros (989,9), Fish.Com (750), Xibata (538,3), Akwalunga (475), Azarados (475), Marmeladas (97,2), Legacy (57), Malta da Kianda (37,5) e Balão Mágico (29,7).

O Billfish Challenge não vai estar representado no Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Alto Mar por equipas, a decorrer em Abril, na cidade costeira de Quepos, Costa Rica. O primeiro e segundo classificado da referida prova já têm as participações asseguradas no evento. O terceiro colocado não tem acesso, posto ocupado pelo Jikula O'Mesu.

Para o mundial estão confirmados o Tudo Fish (Campeão Mundial por equipas), Doce Vela (vencedor do troféu marlin bue de 2013/2014), Team Kuxica (24 horas de Pesca de Luanda), Team Calulo (XV Grand Slam Sportfishing Tournament), Azarados (VII Torneio do Aniversário do Clube Naval de Luanda), Team Release (VIII Blue Marlin Race), Fishalot (II Billfish Kifofo Express), Olé (XIII Big Blue Cup), Team Náutico (XVII Kianda Sailfish Classic), Team Dourado (III Olupito Fishing Tournament) e Team Chicucuma (II edição do torneio Hotel Restinga Big Game Fishing).