Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Team Nutico comea mundial no Top-12

?lvaro Alexandre - 26 de Abril, 2017

Peixes de bico fitam atletas angolanos

Fotografia: Dombele Bernardo |Edies Novembro

Em busca do primeiro título mundial, o Team Náutico entrou com pé direito no Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Alto Mar por Equipa que decorre desde ontem na cidade de Quepos, na Costa Rica. A tripulação angolana terminou a jornada de estreia na 12ª posição, resultante das capturas de três veleiros, com 600 pontos.

Os campeões nacionais de 2016 deixaram a marina de Pez Vela às 7h00 com destino a uma das reservas de exemplares de bico. Comandada por Rogério Matos, a embarcação Reel Inn II tinha a bordo um navegante local, que não ajudou o bicampeão mundial.
Para evitar o fracasso, a tripulação decidiu fazer as preces. As orações do comandante foram ouvidas no alto. No anzol de Júlio Rocha, morderam dois peixes de bico e o terceiro foi às cordas de Cesário Barbosa. Os veleiros recusaram visitar os anzóis de Rogério Matos, João Tavira Lopes e do francês Nicolas Pariset.

Para a segunda jornada, a tripulação apresenta-se hoje com energia restituída. A pescaria vai ser feita a bordo da embarcação Big Eye II. As esperanças de elevar o número de capturas são altas.

A outra representante de Angola na competição é o Team Kuxica, que garantiu o apuramento no Torneio Offshore Classic 2016-Marlin Cup de Portugal. A equipa do comandante Fernando Duarte ocupa a 15ª posição, resultante da captura de um blue marlin. A eficácia da pescadora Luena Amaro foi fundamental para a obtenção de 500 pontos.

Outros integrantes da tripulação ficaram em branco. Trata-se de Anabela Glória, Carlos Glória e Hugo Van Dúnen.
À entrada da segunda jornada, o Oregon Tuna Classic (USA) lidera com 1200 pontos, seguido da Santa Lúcia, campeões do Mundo de 2016, (1200), Tobago Int\'l Game Fishing Tournament da Trinidad e Tobago (1000), Estados Unidos da América, campeões do Mundo de 2011, (1000) e Torneio Marlin do Rio de Janeiro do Brasil (1000).