Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Team Nutico conserva liderana

lvaro Alexandre - 22 de Dezembro, 2014

poca desportiva da pesca frutfera com pescadores a atingirem boas performances nas competies o que abre boas perspectivas para o futuro

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Team Náutico mantém-se no comando do Campeonato Aberto de Pesca de Corrica de Alto Mar, com 37 pontos. A formação liderada pelo pescador Rogério Matos suporta a liderança na tabela classificativa da prova aberta, organizada pela Federação Angolana de Pesca Desportiva, pelo facto de ter conquistado nos três torneios disputados o primeiro, terceiro e nono lugares, respectivamente.

A queda de resultado registado pelo Team Náutico no concurso do Clube Náutico Militar "Billfish Challenge", onde ocuparam a nona posição, chegou a ameaçar a liderança confortada no Campeonato Aberto de Pesca de Corrica de Alto Mar, mas Rogério Matos e companheiros estão a todo o custo a aguentar a pressão que está a ser exercida no primeiro posto pelos adversários. Um ponto de diferença que o separa do Team Kuxica, segundo classificado com 36 pontos, está quantificado em valor de ouro.

Das 31 equipas concorrentes, 21 conseguiram pontuar nos três concursos disputados. O campeonato é composto por oito torneios, faltando disputar cinco. A classificação do primeiro ao décimo lugar é a seguinte: Team Náutico (37), Team Kuxica (36), Tubarões Fish Fishing Team (27), Olé (26), Doce Vela (23), Peixfree (23), Dragões (19), Jikula O'Mesu (18), Tudo Fish Fishing Team (15) e Marlinheiros (14).

O Clube Náutico da Ilha de Luanda está folgado no comando da Taça de Angola. Com 6 pontos, a formação dos desportos aquáticos da capital angolana, presidida por Horácio Pina, está à frente da competição com 4 pontos.O Clube Naval de Luanda, principal opositor, está acomodado na segunda posição com apenas 2 pontos. Sem conseguir nenhum ponto estão nas posições subsequentes o Clube Náutico Militar, Clube Náutico do Lobito e Clube Náutico do Benfica.

MAIORES EXEMPLARES
A pescadora Carina Pinto, do Doce Vela, capturou o maior wahoo (6,1 kg), Carlos Ferreira, dos Tubarões Fishing Team, lidera nos atuns, com 27,2 kg e o francês Nicolas Pariset, do Team Kuxica, destacou-se nos dourados, com um exemplar de 20,1 kg.A época está em crescente nível de captura das espécies de bico. Em três concursos foram pescados 257 veleiros e 13 marlins. O Team Náutico foi o que pescou mais veleiros. No período analisado conseguiu capturar 27 exemplares. Em seguida foram os Tubarões (25), Team Kuxica (24), Marlinheiros (21) e Tudo Fish (19).

Os veleiros release e pesados foram 41 exemplares. As capturas foram distribuídas do primeiro ao quinto lugar desta forma: Malembeiros (5), Doce Vela (5), Tudo Fish (3), Team Náutico (3) e Dragões (3).Os TAG & Release (capturados e devolvidos ao mar) de marlins foram 13 exemplares. A classificação por ordem de captura foi a seguinte: Peixfree (3), Olé (3), Dragões (1), Azarados (1) e Mi Bilisca (1).