Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tcnico acredita na segunda fase

Silva Cacuti - 25 de Maio, 2014

Angolanas disputam pela quarta vez a fase final de um Campeonato do Mundo e nesta edio participam na prova na Macednia

Fotografia: Jos Cola

O seleccionador nacional de andebol em cadetes femininos, Quinteiro Teresa, está confiante na passagem da Selecção Nacional à segunda fase do Campeonato do Mundo que se disputa na Macedónia, de 20 de Julho a 3 de Agosto. O seleccionador falava ao Jornal dos Desportos depois de conhecer os integrantes do grupo preliminar do combinado nacional.

A equipa angolana vai jogar a sua quarta presença em mundiais da categoria, inserida no grupo D, ao lado das congéneres de Portugal, Montenegro, França, China e Croácia. Angola jogou o mundial de cadetes pela primeira vez em 2008, na Eslováquia; voltou a jogar em 2010, na Macedónia e em 2012, no mundial de Montenegro.

"Estamos num grupo equilibrado, com equipas europeias de uma região em que o andebol é muito forte, mas acredito que temos possibilidades de passar à segunda fase. Tudo depende do trabalho que fizermos. Se no estágio realizarmos bons jogos acredito que podemos cumprir este objectivo", augurou.

Sobre o confronto com as portuguesas, que voltam a cruzar o caminho das angolanas, que as venceram em 2012 (29-30) na fase preliminar, Quinteiro Teresa está confiante, mas alerta para o facto das tugas terem feito um bom resultado recentemente no campeonato europeu.

"Portugal tem um grupo forte e fez um bom campeonato europeu. Penso que a nossa prioridade é o trabalho. Vamos trabalhar e depois ver como nos corre esta prova", disse.

No mundial de Montenegro, quando Angola e Portugal se defrontaram, por coincidência no grupo D, João Florêncio, actual seleccionador de seniores femininos, fazia parte da equipa técnica portuguesa.

A Selecção Nacional é tri-campeã africana.

Com sede em Skopje, o grupo A integra as selecções da Suécia, Coreia do Sul, Kazaquistão, Brasil, Tunísia e Holanda. O grupo B tem sede em Ohrid e nele vão jogar as equipas da Rússia, Noruega, Japão, Hungria, Paraguai e República do Congo. A Dinamarca, campeã mundial, vai jogar inserida no grupo da anfitriã, em Strunica, conjuntamente com a Roménia, Uzbequistão, Alemanha e Argentina.

O grupo D, de Angola, tem sede em Ohrid.