Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tcnico divulga seleco para Africano de Tunis

lvaro Alexandre - 12 de Maio, 2013

Armindo Sousa procedeu a reduo da equipa que trabalhava para o africano

Fotografia: Jornal dos Desportos

O seleccionador nacional, Armindo Sousa, escolheu ontem, nas instalações da Federação Angolana de Xadrez (FAX), os três xadrezistas que vão fazer parte da selecção masculina, que vai disputar de 17 a 28 do deste mês, na cidade de Tunis, Tunísia, o Campeonato Africano Absoluto.

Dos cinco pré-seleccionados na primeira fase representam o país os xadrezistas Erikson Soares (1º de Agosto), Catarino Domingos (EPAL) e João Simões (EPAL).
O técnico nacional conta, para a última fase preparatória, com o Mestre Internacional Adérito Pedro (1º de Agosto) e com o campeão nacional, Luciano Oliveira (EPAL).

O candidato a Mestrem, Sérgio Miguel, do 1º de Agosto, foi integrado na última fase da preparação. O melhor angolano na Taça Cuca de 2013 (ficou na oitava posição com 4,5 pontos) foi enquadrado no grupo definitivo por opção do Conselho Técnico da FAX. A delegação angolana deixa o país no dia 16 do corrente mês, com nove membros. O secretário executivo da FAX, Manuel Pedro, poderá chefiar a caravana para a Tunísia.

Entretanto, o processo de redução da pré-selecção foi também extensivo a equipa feminina. O seleccionador nacional Francisco Andrade, secretário-geral da Associação provincial de Xadrez de Luanda (APXL), escolheu três xadrezistas das seis que trabalhavam para o africano absoluto.  O seleccionador nacional feminino apostou nas xadrezistas Sónia Rosalino (EPAL), Irineia Gabriel (1º de Agosto) e Maria Domingos (Macovi). Francisco Andrade afastou as xadrezistas Delfina João (Macovi), Esperança Caxita (Macovi) e Priscila Augusto (Escola Aleluia do Namibe).