Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tcnico do 1 de Agosto exalta atletas campees

13 de Março, 2015

Militares auguram conquistar os campeonatos provincial de Luanda e o Nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

O técnico da equipa de judo do 1º de Agosto, Carlos Correia "Guda", manifestou ontem a sua satisfação face às medalhas arrecadadas no torneio Março Mulher que decorreu na província do Huambo. A formação sénior do 1º de Agosto conquistou cinco medalhas de ouro, na competição por equipas masculinas, vencida pelo Nacional de Benguela.

Na classe feminina, as militares arrecadaram três medalhas de ouro, três de bronze e uma de prata. A competição foi disputada no sistema olímpico.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Carlos Correia assegurou que ficou surpreso com o desempenho do conjunto, numa prova em que participou pela primeira vez.

"Estou satisfeito com os meus atletas que trabalharam bastante para esta prova. Na verdade, participámos na competição com o objectivo de fazer o nosso melhor em respeito aos veteranos da competição. Felizmente, conseguimos ser superiores diante das outras equipas e as medalhas confirmam que não estamos a brincar, mas queremos que os atletas atinjam níveis competitivos aceitáveis", justificou. Mestre Guda, como é carinhosamente tratado nas lides desportivas, realçou que a maior parte do conjunto militar integra a pré-selecção nacional que se prepara para o campeonato mundial a realizar-se na Rússia.

"Apesar de estarmos há pouco tempo juntos, já pude treinar os atletas e fazê-los competir. Felizmente, grande parte deles está ao serviço da selecção nacional, como Nair Garcia, Décio Mateus, Mário Elio e Dário António", disse.

A conquista da competição realizada no Huambo obriga o departamento de judo do 1º de Agosto a gizar outros patamares nas principais competições domésticas. "Agora, o nosso grande objectivo é conquistar os títulos do campeonato provincial de Luanda e o nacional", disse Mestre Guga. O 1º de Agosto liderou as duas provas, por equipas e individual. Na competição individual,  a equipa venceu nas categorias de +100 kg, através de Décio António (medalha de ouro); -100 kg, Frederico João (bronze); -90 kg, Elizeu Olo (prata);  -81 kg, Jamy Neto (ouro); -73 kg, Décio Mateus (ouro); -76 kg, Edmilson Pedro (ouro); e -56 kg, Mário Hélio (ouro).

O  1º de Agosto voltou a vencer na classe feminina com maior número de medalhas. Rita Marques, -73 kg; Elma Inácio, -78 kg; Rita Augusto, -70 kg, arrecadaram as medalhas de ouro.

A competição contou com a participação de representantes das províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Cuanza Sul e Huambo.