Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Técnico ressalta esforço do atleta

09 de Setembro, 2015

César Ribeiro acredita que Pedro Pinotes poderá chegar a outros patamares

Fotografia: Jornal dos Desportos

César Ribeiro, o técnico da Selecção de Natação, destacou o “esforço” de Pedro Pinotes para arrebatar na segunda-feira, a medalha de prata na final dos 400 metros estilos dos Jogos Africanos Brazzaville2015.  Em breves declarações à Angop, quando orientava os exercícios de recuperação na piscina de apoio do complexo Kintelé, o treinador considerou uma prova “muito renhida” entre os três ocupantes do pódio, apontou como ponto chave para a conquista do segundo lugar, a mudança para bruços, pois até aos 150 metros o equilíbrio era evidente.

Atribuiu o sucesso da primeira prata para Angola ao “esforço e sacrifício” de Pedro Pinotes, que fez a sua estreia neste evento pluridisciplinar. De acordo com César Ribeiro, a expectativa é de que o nadador tente os mínimos olímpicos nos 400 livres, a sua última prova, sexta-feira. Pinotes é único nadador já qualificado para os Jogos Olímpicos de 2016, nos 400 m estilos.

Esta prova foi disputada em final directa, devido ao número reduzido de inscrições. Abordado na manhã da estreia, quando foi confirmado que ia ter a final directa, Pinotes declarou à Angop, que preferia que tivesse séries, mas ressaltou que geralmente para as provas de fundo em África, registam-se muito poucas inscrições, daí a final directa.

Na altura, justificou o interesse nas séries porque podia, desta forma, ter um contacto com a piscina (a final dos 400 m estilos foi a sua primeira competição em Brazzaville), e avaliar os seu real momento e o dos adversários. Esta terça-feira não vai haver competição para os angolanos, que retomam à piscina quarta-feira.