Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Técnico vaticina duas vagas no Rio

14 de Janeiro, 2016

Depois de Paris, os atletas vão estar na Áustria, Alemanha e na América, onde também decorrem provas de qualificação."

Fotografia: Mota Ambrósio

Em busca da qualificação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro'2016, as esperanças de Angola estão depositadas em Antónia de Fátima, da categoria de -70kg, Nayr Garcia, -60 kg, Casimiro Carlos e Pedro Junqueira, -80 kg. O quarteto trabalha afincadamente, no ginásio da Escola NZinga Mbandi, para competir no Grand Slam de Paris, prova qualificativa para a maior reunião desportiva do mundo, agendada para Fevereiro.

Nayr Almeida, medalha de bronze nos Jogos Africanos de Brazzaville, Casimiro Carlos, 12º classificado no ranking africano, e Pedro Junqueira, constituem a melhor nata nacional, para além de Antónia de Fátima "Faia", a atleta que lidera o ranking africano feminino. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico Yuri Paim, que inspecciona a preparação dos três atletas, realçou que o empenho e o trabalho vão garantir mais de uma vaga para Angola nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

"O judo angolano, tem capacidade para entrar no Rio, com mais de um atleta. Esta é a nossa pretensão. A Faia está bem encaminhada e queremos mais uma presença. Depois de Paris, os atletas vão estar na Áustria, Alemanha e na América, onde também decorrem provas de qualificação", disse.  

CONVOCATÓRIA
O Conselho Técnico, da Federação Angolana de Judo, decidiu juntar numa única convocatória atletas de três selecções, que vão representar o país na Tunísia, nos campeonatos africanos de seniores, em Março, juniores, em Abril, bem como em Luanda, nos Jogos da SADC em Maio e  Jogos da CPLP, em Setembro, em Cabo Verde.

A lista comporta nomes de 59 atletas, afectos: ao 1º de Agosto, Rangel, Inter, Olímpico, Grafanil, Cuanza Norte, Gokyu, Nacional de Benguela, Uragan, Templo Marcial, Don José, Kapalanca, Huíla e individual. Os atletas estão enquadrados nas categorias de -60kg, -66, -73, -81kg para a classe masculina e  -48 kg, -52kg, -57kg, -63kg, -70kg, -78kg e +78 kg em feminino.
ROSA NAPOLEÃO