Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Técnicos asseguram fomento desportivo

Benigno Narciso, no Lubango - 09 de Junho, 2013

Técnicos e professores de Educação física engajados no processo do desenvolvimento desportivo

Fotografia: Jornal dos Desportos

Técnicos e professores de Educação física engajados no processo do desenvolvimento desportivo no município de Cacula, província da Huíla, asseguram a formação, orientação e acompanhamento de atletas e formandos na prática desportiva a nível da região.

Os formadores trabalham para o fomento das modalidades de voleibol, futebol, ginástica e atletismo, no âmbito dos programas de desenvolvimento desportivo na localidade que ascendeu à categoria de município em Agosto de 2011.

A actividade dos 20 formadores consubstancia-se na transmissão do ABC a petizes de ambos os sexos, através de treino e coordenação de jovens atletas com idades entre os 14 e 18 anos.

Os avanços registados em dois anos, desde o início do programa, permitiram ao município participar nas competições provinciais de selecções municipais assim como promover competições internas. Os praticantes estão inseridos em equipas afectas à secção municipal dos desportos, escolas e clubes, de acordo com Francisco Jamba “Fofó”, coordenador dos desportos e educação física do município.

O responsável indicou que os técnicos são na sua maioria professores de Educação Física que, em função da formação obtida para treinador das disciplinas de futebol, voleibol, atletismo e ginástica, “arquitectam” novos praticantes.
Apesar da satisfação pela disponibilidade e trabalho dos técnicos, cujos resultados vão sendo obtidos, sobretudo, na adesão de novos praticantes, Francisco Jamba “Fofó” considerou o número de treinadores ou monitores de insuficiente.

Para o futuro, o objectivo passa por aumentar o número de praticantes e inserir outras modalidades, como o andebol e o basquetebol, caso as condições concorram para esse efeito, segundo o responsável pelo desporto no município de Cacula.

A intenção da Administração municipal passa também por criar mais quadras polidesportivas, o que vai conferir outra dignidade nas acções em curso em prol do desenvolvimento do desporto local, disse.

“Penso que no futuro e atendendo à construção de mais campos polivalentes, uma intenção da própria Administração, estamos seguros em tempos melhores, uma vez que a aposta local vai dar outra dignidade no desenvolvimento do desporto no município”, referiu.