Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tcnicos em aco de formaco

Rosa Napoleo - 15 de Maio, 2015

Tcnicos em aco de formaco

Fotografia: Jornal dos Desportos

Um total de 40 treinadores das academias de ju-jitsu de Luanda, Huambo e Cuanza Norte frequentam desde o dia 09 deste mês, numa acção refrescamento, que decorre no ginásio da federação angolana da modalidade,  no Complexo da Cidadela Desportiva.O curso que   dura até o próximo dia 17, foi programado com objectivo de actualizar os conhecimentos dos técnicos atendendo os novos desafios da modalidade.

Nfumu Lukoki, seleccionador nacional e o seu adjunto Miguel Gaspar, foram os escolhidos pela comissão técnica, para ministrar o curso. Estudo das técnicas de Kata nas especialidades de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Dan vão dominar a acção formativa. Pedro Emous, secretário-geral da Federação Angolana de Ju-jitsu, disse em declarações ao Jornal dos Desportos, que existe uma maior necessidade de formação dos treinadores, monitores e árbitros para uma nova dinâmica na formação dos atletas, afim de se colher resultados positivos nas provas nacionais e internacionais.

"Precisamos de responder positivamente às exigências que os novos tempos nos impõem. As técnicas de treinamento tem sofrido alterações e muitas vezes nós permanecemos a aplicar as antigas. Por outro lado, o número de treinadores ainda é bastante reduzido, é necessário refrescar sempre os que já existem para adaptação das novas regras impostas pela confederação africana", disse.

Pedro Emous explicou que a maior parte das academias nas restantes províncias são controladas e treinadas por atletas já experimentados que amam a modalidade. "Infelizmente, muitos clubes estão nas mãos de jovens que não dominam a modalidade, por falta de treinadores. Estes prontificam-se em ajudar a formar os mais novos na arte, sem qualquer recompensa financeira", acrescentou. O presente programa de formação é estendido a todo o país, em cumprimento das promessas feitas no programa de actividades da presente época desportiva.