Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tcnicos terminam formao no Namibe

Rosa Napoleo. - 18 de Dezembro, 2014

Ginstica rtmica e artstica, que decorreu na provncia do Namibe.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Durante duas semanas e meia os formandos beneficiaram de aulas teóricas e práticas, ministradas por prelectores de nacionalidade portuguesa, no âmbito do acordo de cooperação que vigora entre os dois países.

Para além de refrescar os representantes da ginástica, a acção formativa patrocinada pela Federação Angolana adestrou também grande número de professores de Educação Física, daquela região.

O director técnico da Federação Angolana de Ginástica, Agostinho Sungo, considerou positiva a acção formativa, porquanto a modalidade pode contar doravante com técnicos mais aperfeiçoados.

“O curso foi proveitoso, porque conseguimos elevar os nossos conhecimentos. Os prelectores portugueses, com destaque para André Ngara, acumulam muita experiência e souberam transmitir com clareza as matérias sobre ginástica rítmica e artística”, disse. 

Em representação dos membros da Federação Angolana de Ginástica, estiveram o vice-presidente, Rubem de Carvalho, e o director técnico, Agostinho Sungo.
Este é a última acção formativa da presente época desportiva. Antes, a Federação promoveu formações para monitores nas províncias do Bié, Benguela e Huíla.

POLIDESPORTO
Maria Chipalavela
apela ao patriotismo


A vice-governadora da Huíla para o sector político e social, Maria João Chipalavela, apelou aos atletas que participam do campeonato nacional de basquetebol, em sub-14, que decorre na cidade do Lubango, a pautarem por um espírito de patriotismo.

Convidada a inaugurar a 23ª edição dos campeonatos nacionais a governante disse que a actividade é oportuna, uma vez que estão reunidas equipas de três províncias com níveis de competências elevadas.

“Esperamos que os atletas tenham o sentimento patriótico e que possam transmitir a experiência àquelas com menos tácticas”, disse Maria João Chipalavela.
O desporto faz crescer  a mente, principalmente, da juventude e nisto o governo vai continuar a apostar na construção de infra-estruturas para o desenvolvimento das modalidades, conforme a vice-governadora.

Estão presentes na competição nacional as equipas do Interclube, Inter de Benguela, Formigas do Cazenga, Sporting de Benguela, 1º de Agosto, Benfica do Lubango, Vila Clotilde de Luanda, 1º de Agosto, Progresso Sambizanga e Petro de Luanda.
Os campeonatos nacionais terminam no dia 22 do corrente.