Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tema de Psicologia atarefa formandos

Álvaro Alexandre - 16 de Setembro, 2015

Orientação pedagógica das técnicas do ensino e aprendizagem da modalidade

Fotografia: Jornal dos Desportos

A psicologia de xadrez é o tema central de hoje, no segundo dia do curso de orientação pedagógica das técnicas do ensino e aprendizagem da modalidade que decorre desde o dia 14 na Galeria dos Desportos. A transmissão do conhecimento sobre o ensino do xadrez nas escolas está a cargo do especialista cubano, Jorge Luis Gil e tem início às 10h00..

A sala nobre da Galeria dos Desportos vai contar com a presença de 80 participantes. O professor Jorge Luís Gil Silva vai passar em revista a psicologia do xadrez, de forma detalhada diante. Entre os subtemas agendados constam "os métodos apropriados que permitem estudar um outro atleta"; "o pensamento adequado que um atleta deve ter no tabuleiro"; "os métodos de investigação científica (individual, colectiva, indutivo e dedutivo)".

Ainda para hoje está reservado "a importância do xadrez nas escolas", tema a ser apresentado pelo presidente da Associação Provincial de Xadrez, Domingos Ferraz. Abílio Ribeiro, especialista nacional e presidente da Associação de xadrez do Cuanza Sul, tem a incumbência de prestar subsídio sobre a informação, objectivos e metodologia do seminário.

Na parte final do turno da manhã, os formandos tomam conhecimentos sobre o xadrez como ciência e como o atleta principiante deve movimentar as peças no tabuleiro. Francisco Andrade, ex-secretário geral da Associação Provincial de Xadrez de Luanda, tem a responsabilidade de passar a experiência.

À tarde, os instruendos participam das aulas práticas. Os professores cubanos Jorge Luís Gil Silva, Dayamis Diaz Jorrin, Geraldo Anaya Rodriguez e Reiner Crespo Mons vão acompanhar o evoluir de partidas simuladas e fazerem as correcções em tempo real.
ÁLVARO ALEXANDRE