Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tempestade abrevia trabalhos

24 de Fevereiro, 2015

Lorenzo assegurou o quinto tempo,

Fotografia: AFP

Valentino Rossi foi o mais rápido no dia que abriu a segunda bateria de testes da pré-temporada 2015. Dani Pedrosa e Pol Espargaró completaram ontem o top três, que teve os trabalhos abreviados devido à chuva.Com a sua melhor volta em 2min00s414, o italiano completou a sessão de ontem com 0s129 de vantagem para Dani Pedrosa, o segundo colocado. Pol Espargaró completa a lista dos três primeiros na Malásia.

 Como é característico de Sepang, o dia começou com a temperatura nas alturas, mas a chuva acabou por modificar a dinâmica dos trabalhos. Na parte da tarde, o clima mudou na região do circuito, mas os pilotos conseguiram voltar para a pista com os pneus de chuva.Pouco depois, entretanto, um forte temporal voltou a atingir a região, encerrando o treino em bandeira vermelha 30 minutos antes do previsto. Bem desde o início da sessão, Rossi rodou sempre entre os ponteiros e  acompanhando por um pelotão de pilotos da Yamaha.

 Inicialmente, foi Jorge Lorenzo quem apareceu para ditar o ritmo, mas Valentino logo agiu para passar o companheiro de equipa uma posição para trás. Campeão vigente, Marc Márquez também chegou a insinuar-se para a primeira posição, mas foi superado pouco depois. Ainda nas primeiras horas do dia, Pol Espargaró baixou a sua marca e assumiu a ponta, com o irmão Aleix instalando-se em segundo lugar pouco mais tarde. Depois de separar os irmãos, Rossi baixou ainda mais a sua marca e foi para o almoço de novo na liderança.

Também antes de parar, Dani Pedrosa conseguiu melhorar o seu tempo de volta e saltou para a segunda colocação, 0s129 atrás de Rossi. Pol vinha em terceiro, à frente de Aleix, Lorenzo, Márquez, Cal Crutchlow, Bradley Smith, Maverick Viñales e Andrea Dovizioso.Restando pouco menos de duas horas para o fim da sessão, a chuva atingiu Sepang pela primeira vez, mantendo os pilotos nos boxes por quase uma hora. Sem chuva, os competidores saíram para provar os pneus de pista molhada. Rossi foi o primeiro a sair, seguido por Álvaro Bautista, Jack Miller, Pedrosa, Scott Redding, Eugene Laverty e Crutchlow.

 Meia hora mais tarde, a chuva ganhou em intensidade e voltou a paralisar a sessão, desta vez definitivamente, até porque alguns raios caíram na região do circuito.  Assim, Rossi, que completou 54 voltas nesta segunda, ficou com o topo da tabela, 0s129 à frente de Pedrosa. Pol Espargaró confirmou o terceiro posto, 0s462 atrás do multicampeão. Mostrando uma boa evolução no desempenho da GSX-RR, Aleix confirmou a quarta colocação, rodando 0s641 atrás de Rossi na melhor de suas 39 voltas na pista malaia.

 Com 2min01s162, Lorenzo assegurou o quinto tempo, à frente de um discreto Marc Márquez. Já estreando o novo layout da LCR, Crutchlow ficou com a sétima colocação, à frente de Bradley Smith.Debutante na" classe-rainha" do Mundial de Motovelocidade, Maverick Viñales fez a melhor de suas 50 voltas em 2min01s317 e ficou com o nono posto, 0s903 atrás do líder.Com 2min01s355, Andrea Dovizioso aparece para completar o rol dos dez mais rápidos. Nesta segunda-feira, o italiano teve a oportunidade de estrear a GP15, protótipo da Ducati para a temporada 2015.