Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tenistas efectuam inscrições

Hélder Jeremias - 13 de Agosto, 2014

Associação conta com o apoio dos seus tradicionais patrocinadores na criação de condições mas permanece aberta a qualquer iniciativa

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Associação Provincial de Ténis de Luanda oficializou ontem a abertura das inscrições para o Campeonato Provincial 2014, em Sub-14, 15 16 e 18, em ambos os sexos, a decorrer de 18 a 23 do presente, nos "courts" do Clube de Ténis de Luanda.De acordo com o secretário-geral da associação, Plínio Pedro, a meta é atingir 60 atletas inscritos, em função do estudo de viabilidade com base nos indicadores do ano transacto que apontavam para um significativo incremento no número de praticantes na capital do país.Plínio Pedro garantiu, em declarações ao Jornal dos Desportos, que a associação conta com o apoio dos seus tradicionais patrocinadores mas permanece aberta a qualquer iniciativa de contribuição para o sucesso do certame.

Com o prazo marcado para sexta-feira, uma boa percentagem de atletas luandenses já confirmou as respectivas presenças, motivo pelo qual o elenco associativo adverte para o cumprimento escrupuloso dos requisitos que habilitam a inserção na maior competição sob a égide da Associação Provincial de Ténis de Luanda.Atletas como Fernando André, Danilson Bento, Erikson Morais, Sténio Lemos, Eugénia Augusto, Alexandra Cayundo, Nádia Costa e Arina Fernandes já projectam a sua participação no torneio provincial, que serve de antecâmara para o campeonato nacional, cuja data deve ser divulgada nos próximos dias pela direcção técnica da Federação Angolana de Ténis."Os atletas têm demonstrado muito empenho ao longo dos primeiros meses da época, daí  acharmos oportuno aproveitar as férias escolares para levarmos por diante o nosso campeonato, tal como sucede todos anos", frisou Plínio Pedro.

Wozniacki e Ana
mostram classe


Ex-líderes do ranking feminino, Caroline Wozniacki e Ana Ivanovic fizeram valer o favoritismo na segunda-feira e avançaram para a segunda ronda do Premier de Cincinnati, nos Estados Unidos, disputado em quadras de piso sintético.Embalada após ter chegado às quartas em Montreal e jogado de igual para igual com Serena Williams, Wozniacki marcou uma tranquila vitória por 6/2 e 6/3 sobre Magdalena Rybarikova por 6/2 e 6/3 em 1h26. O tempo de jogo foi praticamente o mesmo da interrupção por chuva ocorrida no final do primeiro set.

Cabeça 12 do torneio, Wozniacki conquistou cinco quebras no jogo e marcou a mesma contagem de "winners" e erros, 12. Caroline Wozniacki enfrenta a Shuai Zhang, em confronto inédito no circuito.Já Ivanovic, que perdeu o lugar no top dez para Victoria Azarenka, entrou em quadra para enfrentar uma das suas melhores amigas no circuito, Sorana Cirstea, que sofreu uma acentuada queda do 36º para o 80º lugar. Após um amplo domínio na primeira parcial, Sorana teve um começo de "set" irregular, perdendo quatro dos cinco primeiros "games", mas garantiu a classificação com 6/1 e 7/5.Ivanovic já sabe que enfrenta uma jogadora norte-americana na segunda rodada, já que a sua oponente sai do jogo entre Christina McHale e a "qualifier" Nicole Gibbs.

Quem voltou a decepcionar foi Dominika Cibulkova. Cabeça 11 do torneio, Cibulkova foi superada por Anastasia Pavlyuchenkova com duplo 6/3. Nas duas últimas semanas, Cibulkova caiu na estreia em Stanford (onde era actual campeã) e parou na segunda rodada em Montreal.Líder do ranking, Serena Williams volta a enfrentar Samantha Stosur, repetindo a estreia da semana passada em Montreal. Stosur bateu Varvara Lepchenko por 6/2 e 7/5 e vai fazer o seu 11º jogo conta a "número um" do mundo, que levou a melhor em sete oportunidades. Já Flavia Pennetta, cabeça 13, superou Chanelle Scheepers por 6/3, 6/7 (7-3) e 6/2 e agora tempela frente a jovem Taylor Townsend, tenista de 18 anos que veio do qualificatório.