Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Testes de avaliao preparam convocatria da Seleco

Rosa Napoleo - 05 de Dezembro, 2014

Testes de avaliao preparam convocatria da Seleco

Fotografia: Jornal dos Desportos

Até ao momento, estão confirmados atletas das formações do Clube Náutico da Ilha de Luanda, Clube Naval e o 1º de Agosto. O programa do teste de avaliação faz disputar em masculinos a prova de C1 e C2 nas distàncias de 200 e 1000 metros. Em femininos C1 e K1 as provas realizam-se nas distâncias de 200 e 500 metros.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Francisco Freire, seleccionador principal de canoagem, disse que a modalidade tem potencialidade para chegar ao Jogos Olímpicos do Rio. "Depois de termos conseguido a qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim e de Londres é necessário revermos os métodos de preparação, de acordo com as exigências do nível competitivo olímpico, para conseguirmos alcançar aquela que é a nossa terceira aparição em Jogos Olímpicos."

O dirigente lamentou o facto da modalidade não ter conseguido alcançar este ano os objectivos traçados, por ter falhado as mais importantes provas no cômputo internacional. "Infelizmente, nós falhámos a maior parte das provas internacionais nesta época e ficámos um pouco aquém daquilo que é o nosso desempenho normal. Pensamos reverter esta situação no novo ciclo olímpico, daí a necessidade de reunir os canoistas para a pré-selecção."  

Questionado sobre a inclusão ou não dos dois internacionais, Pacavira Fortunato e Nelson Henriques, na convocatória da Selecção Nacional, Francisco Freire referiu que "se os mesmos ainda apresentarem as performances habituais, nada impede que estes atletas sejam abrangidos na lista, para as próximas provas". O objectivo, aclara o dirigente, "é alcançar bons resultados com os melhores da esfera na modalidade, no campeonato africano qualificativo ao Jogos Olímpicos do Rio, agendados para Outubro próximo na África do Sul".