Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Testes de avaliao ocupam alunos da rtmica

Rosa Napoleo - 27 de Setembro, 2018

A ginstica, luta para a qualificao aos Jogos Olmpicos do Japo, em 2020

Fotografia: Antnio Soares | Edies Novembro

Os testes práticos de avaliação preenchem a tarde de hoje dos formandos do seminário de capacitação de treinadores e juízes da ginástica rítmica, que decorrem desde segunda-feira, numa das salas do Comité Paralímpico Angolano.
O curso é ministrado pela treinadora cubana, Maria Victória, que garante bons indicativos dos aprendizados.
“O seminário está a correr bem. É uma experiência nova e boa, com treinadores nacionais. Estamos já no quarto dia de aulas, vamos encerrar a parte teórica com os (fundamentos técnicos da ginástica rítmica). O período da tarde está reservado a parte técnica, estaremos no ginásio a efectuar os testes práticos com avaliações”, disse.
Maria Victória realçou a importância do curso, dada a necessidade de haver uma reestruturação na área de formação. “A modalidade precisa de uma reforma e é exactamente isso, que estamos a fazer. A avaliação deve ser sistemática, porque precisamos de melhorar a qualidade dos formados, nesta área da ginástica”, considerou.  
A presente formação vai permitir a ascensão de graus de categorias de técnicos provinciais, nacionais e internacionais.
 O evento realizado pela Federação Angolana de Ginástica, no âmbito do programa de formação, conta com a participação de integrantes de quatro províncias, designadamente, Luanda, Lunda - Sul, Huambo e Namibe, num total de 25 participantes. A modalidade faz parte das que mais medalhas oferece ao país, tem em agenda vários eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos da Juventude, a ter lugar em Buenos Aires, Argentina, de 6 a 8 de Outubro.
O conjunto de trampolim, em individual, evolui no Centro de Auto Rendimento de Malanje, com vista o Torneio Internacional Loulé Cup, que vai decorrer de 3 a 6 de Outubro.
A ginástica, luta para a qualificação aos Jogos Olímpicos do Japão, em 2020.