Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Testes e projectos apontam para uma temporada mais equilibrada

06 de Fevereiro, 2015

Testes e projectos apontam para uma temporada mais equilibrada

Fotografia: AFP

 A Pirelli, fornecedora exclusiva de pneus na Fórmula Um, destacou a evolução dos carros 2015 da categoria. A montadora italiana ficou bastante satisfeita com os primeiros testes colectivos do ano – realizados no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Os carros serão mais velozes em comparação a 2014. Porém, a fábrica prevê ainda melhorias durante os próximos ensaios e o campeonato.

“Os testes realizados nestes quatro dias em Jerez foram bastante evolutivos, com todas as equipas presentes dando muito mais voltas do que nesta mesma época no ano passado. O que nos mostra a evolução fenomenal do desenvolvimento desta tecnologia híbrida”, declarou Paul Hembery, director desportivo da Pirelli.

“As equipas puderam testar em diferentes condições climáticas e, mesmo em uma pista muito abrasiva, as equipas não tiveram problemas com os pneus, tanto que os comentários dos pilotos de modo geral foram bastante positivos. Do ponto de vista dos pneus, os dois testes em Barcelona no final deste mês devem ser ainda mais representativos, desde que o clima se mantenha favorável”, continuou.

“A nossa previsão é que o nosso protótipo, o chamado “duro de inverno”, um composto desenvolvido especialmente para estes testes, e que se aquece mais rapidamente, foi largamente elogiado pelos pilotos. É claro que os carros já evoluíram muito desde 2014 e, para esta temporada, prevemos ainda mais melhorias.”

Nada menos do que 284 jogos de pneus foram levados para Jerez, dos quais cinco supermacios,37 macios, 120 médios, 57 duros, 40 intermediários e 25 para pista molhada. E 155 foram utilizados, sendo 21 macios, 83 médios, 29 duros, 16 intermediários, seis para pista molhada e nenhum supermacio.