Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Thiago Braz bate Lavillenie na França

30 de Janeiro, 2017

Thiago Braz, Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016

Thiago Braz continua em grande fase. Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, o atleta de 23 anos abriu 2017 com mais um título do salto com vara, desta vez o Meeting de Rouen, na França, com a marca de 5,86m, sua melhor para uma estreia de temporada.

Além da primeira competição oficial do ano, o torneio marcou o reencontro de Thiago Braz com o francês Renaud Lavillenie, medalha de prata no Rio-2016. Em casa, Lavillenie teve todo apoio do público, mas não conseguiu um bom desempenho, ficando apenas na sétima posição com 5,50m. Em Dezembro, o atleta sofreu uma lesão no tornozelo e, no sábado, mostrou que ainda não está recuperado.

Com papéis inversos em relação as Olimpíadas, a reacção da assistência francesa era uma incógnita, já que, nos Jogos, Lavillenie foi muito vaiado no momento em que se preparava para os saltos, reclamou do público e foi novamente vaiado na entrega das medalhas. Ao contrário do que se poderia imaginar, porém, o público presente não vaiou o brasileiro.

“Francamente, eu realmente tinha medo da reação dos franceses aqui antes da competição, mas a atmosfera foi incrível, me surpreendeu. Eu amo o público francês! Os franceses são bons e eu quero ser assim. Também me surpreendi com o meu nível, eu estava a ver a marca de 5,70m para começar a minha temporada, então foi óptimo alcançar 5,86m. Estou muito satisfeito com a minha noite”, disse o atleta ao L’Equipe.

Na sequência da temporada, Thiago irá competir no dia 5 de Fevereiro em Clermont-Ferrand, também na França, e no dia 10, em Berlim, ambas as datas por competições indoor. Em seguida, o atleta irá iniciar a transição para os treinos em pista aberta. A principal competição do ano é o Mundial de Londres, no início de Agosto.