Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Thorpe detido e hospitalizado

04 de Fevereiro, 2014

Ian Thorpe reconheceu depressão que o levou a equacionar o suicídio

Fotografia: AFP

O nadador australiano Ian Thorpe foi detido pela polícia e levado a um hospital na madrugada de ontem quando se encontrava a deambular numa rua perto da casa dos pais, no sul de Sidney. Os motivos da detenção não foram revelados, mas de acordo com a estação local «ABC», Thorpe, vencedor de cinco medalhas olímpicas de ouro, encontrava-se aturdido e desorientado. Esta foi a segunda vez em duas semanas que o nadador de 31 anos, foi levado ao hospital.O alarme foi dado por um rapaz de 14 anos, que às três horas ouviu um barulho no exterior da sua casa e viu Thorpe a tentar entrar para uma carrinha, diz o «canal Ten News».

Citando ainda a mesma fonte, o nadador parecia estar sob a influência de alguma substância. A polícia não identificou Thorpe, mas confirmou à AFP que os agentes foram chamados às três horas quando «foi visto um homem perto de um veículo. Foi levado para o hospital para uma avaliação médica», disse um porta-voz, que acrescentou «não foi apresentada qualquer queixa oficial e não se antecipam novas acções da polícia».

A empresa que gere a carreira de Thorpe não respondeu ainda aos pedidos de informações da AFP, mas ao« Ten News»  terá dito que o estado de desorientação do nadador  deve-se  à  mistura de medicamentos para  dores  e antedepressivos. A mesma fonte informou ainda que Thorpe fora admitido numa clínica privada para tratamento contra a depressão. Esta informação confirma notícias da semana passada - negadas pelos agentes - de que Thorpe deu entrada numa clínica de reabilitação para a depressão e alcoolismo.

Ian Thorpe reconheceu na sua biografia, publicada em 2012, que sofreu durante anos de uma depressão, que o levou a equacionar o suicídio. «Usei o álcool como uma forma de livrar a minha cabeça de pensamentos horríveis. Era a minha forma de gerir os meus estados de espírito», disse então o nadador, detentor de nove medalhas olímpicas. Além das cinco de ouro, conquistou três de prata e uma de bronze. Thorpe é o atleta australiano com mais medalhas de ouro olímpicas, quatro nos Jogos de Sidney, em 2000, e uma nos Jogos de Atenas, em 2004. Também foi o primeiro nadador a conseguir seis medalhas de ouro no decorrer de um único campeonato do Mundo, em 2001.