Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Thorpe sai dos cuidados intensivos

11 de Abril, 2014

Ian Thorpe é o segundo maior coleccionador de medalhas em campeonatos mundiais entre nadadores profissionais

Fotografia: Reuters

O ex-nadador australiano Ian Thorpe tem reagido muito bem ao tratamento das duas sérias infecções no ombro esquerdo, “potencialmente mortais”, como destacou o jornal espanhol “Sport”. O campeão olímpico está internado num hospital em Sidney e, segundo o empresário James Erskine, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na última quarta-feira.

“Ele está bem, é um lutador”, elogiou Erskine, que acrescentou: “Está com um bom espírito, toma antibióticos e esse tipo de coisas”, acrescentou o empresário.

Para reforçar a tranquilidade com o quadro clínico do cliente, James Erskine fez diversos comentários descontraídos.

“Thorpe não vai voltar a nadar nos Jogos da Commonwealth; deixou a Unidade de Tratamento Intensivo na terça-feira, mas ainda é um garoto doente e não vai sair daqui para se encontrar e tomar um café com o Príncipe William”, acrescentou o empresário, apesar de acreditar que Thorpe não volta mais a competir.

Erskine também amenizou as preocupações sobre a possibilidade de Thorpe perder os movimentos do braço esquerdo por conta das infecções contraídas.

“Isso é liberdade poética. As pessoas podiam ter falado qual era o pior dos cenários: várias pessoas já morreram dessas contaminações”, acrescentou.

Thorpe contraiu as infecções após realizar uma cirurgia no ombro esquerdo em Fevereiro deste ano, na Suíça. Na época, tinha sido encontrado desorientado e com comportamento estranho próximo de um veículo na Austrália, depois de ter tomado vários anti-depressivos e analgésicos para a lesão.

Thorpe, que se estreou nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000, aposentou-se em 2006 devido à falta de motivação e tentou um regresso mal-sucedido em 2011, quando não conseguiu entrar para a equipa australiana de natação enviada aos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Ian James Thorpe nasceu em Sidney a 13 de Outubro de 1982. É um nadador profissional australiano e especializado em natação livre. Ganhou cinco medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, sendo o australiano com mais medalhas de ouro olímpicas. Em 2001, tornou-se a primeira pessoa a ganhar seis medalhas de ouro num campeonato mundial.

No total, Thorpe ganhou 11 medalhas de ouro em Mundiais, o segundo maior número para um nadador profissional em todo o mundo. É o único atleta chamado “Nadador Mundial do Ano” por quatro vezes pela revista “Swimming World Magazine” e foi considerado também o “Nadador Australiano do Ano” de 1999 a 2003.

As suas realizações atléticas fizeram dele um dos atletas mais populares da Austrália, com boa imagem do público e fama de realizar projectos filantrópicos. Foi reconhecido também como o “Jovem Australiano do Ano” em 2000. Segundo a Grand Slam International, o seu passatempo predilecto é surfar. Aos 14 anos de idade, tornou-se no mais jovem nadador do sexo masculino a representar a equipa oficial da Austrália.